SOS Animal denuncia garraiada com bezerro que envolve líder parlamentar do CDS-PP e remete queixa ao Ministério Público

Associação garante que vai apresentar queixa ao Ministério Público, pedindo investigação ao cumprimento das obrigações legais aplicáveis”

Executive Digest
Setembro 22, 2025
15:57

A SOS Animal — Portugal não escondeu a indignação pela participação do líder parlamentar do CDS-PP e candidato à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira numa garraiada onde foi utilizado um bezerro, um animal jovem especialmente vulnerável.

Em comunicado, a associação lembrou que “em Portugal, a realização de espetáculos tauromáquicos está sujeita a comunicação prévia obrigatória ao IGAC com 15 dias úteis de antecedência, com identificação do promotor, recinto, tipo e número de reses, seguros e restantes elementos legais”, salientando que “solicitou ao IGAC esclarecimento sobre o licenciamento/comunicação do evento em causa e irá apresentar queixa ao Ministério Público, pedindo investigação ao cumprimento das obrigações legais aplicáveis”.

“A utilização de um bezerro em contexto recreativo expõe um animal juvenil a medo, stress e risco de lesão — eticamente indefensável. Se, além disso, o evento não tiver cumprido a lei, estaremos perante um duplo falhanço: jurídico e civilizacional”, referiu Sandra Duarte Cardoso, da SOS Animal Portugal

A própria lei, indicou a associação, “prevê que os promotores de espetáculos tauromáquicos comuniquem previamente ao hospital de urgência da área e ao INEM — um reconhecimento de que estas atividades mobilizam recursos públicos. Num SNS com carências conhecidas, é difícil aceitar que o erário continue a financiar a logística de ‘brincadeiras’ com animais, promovidas por quem deveria dar o exemplo”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.