Vídeos parecem mostrar mísseis disparados contra “OVNI” na China: veja o momento

Segundo relatos dos media locais, não foi possível identificar os alvos pretendidos, que foram chamados de “objetos voadores não identificados (OVNI)”

Francisco Laranjeira
Setembro 16, 2025
12:20

A China disparou este fim de semana mísseis contra objetos desconhecidos no céu noturno, conforme revelaram imagens partilhadas nas redes sociais na China, indicou a revista ‘Newsweek’: segundo relatos dos media locais, não foi possível identificar os alvos pretendidos, que foram chamados de “objetos voadores não identificados (OVNI)” – no entanto, pelos flashes brilhantes capturados em câmara, as intercetações foram bem-sucedidas pelos militares chineses na província oriental de Shandong.

O Governo chinês tem valorizado o sigilo dos seus principais programas militares. Recentemente, reforçou as regras em torno dos chamados segredos de Estado para determinar o que o público tem permissão para partilhar online — após imagens de seu mais novo porta-aviões aparecerem continuamente em redes sociais no Ocidente.

No entanto, a falta de transparência na China alimenta especulações em torno de eventos incomuns — especialmente aqueles que potencialmente envolvem os militares — onde explicações oficiais são frequentemente retidas ou atrasadas e um vácuo de informações leva à disseminação de desinformação, inclusive sobre vida extraterrestre.

As imagens partilhadas por moradores da cidade costeira de Weifang mostraram um projétil em chamas a cortar o céu por volta das 21h, horário local, na passada sexta-feira. O objeto desconhecido colide com outro objeto em movimento que vinha da direção oposta, explodindo num clarão de luz brilhante. Os moradores relataram um barulho estrondoso que sacudiu as suas janelas, ao passo que um homem que filmou o momento com o seu smartphone garantiu que tinha sido lançado “um míssil”.

Imagens de câmaras de segurança partilhadas no ‘Weibo’, a maior rede social da China, pareciam mostrar pelo menos dois mísseis suspeitos lançados com cinco minutos de diferença do mesmo local e seguindo uma trajetória semelhante antes de explodir no céu.

Não ficou imediatamente claro o que os mísseis atingiram. Um porta-voz da agência de gestão de emergências da cidade de Weifang disse não ter conhecimento do incidente. Embora as autoridades chinesas ainda não tenham esclarecido o incidente — e talvez nunca o façam — a probabilidade de que tenha sido parte de um evento de treino militar, especificamente um exercício de defesa aérea, continua alta.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.