A chuva vai ser a ‘estrela’ desta quarta-feira, um pouco por todo Portugal continental, embora com diferenças conforme a zona do país onde viva, salientou o IPMA.
Para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, se residir nas regiões Norte e Centro, conte com “céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde em especial no interior”, tal como “períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial até ao fim da tarde e no Minho e Douro Litoral, e sendo pouco provável no interior” Mais: “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, em especial do litoral Norte, até ao meio da manhã”, além de uma “pequena subida da temperatura máxima”.
Se por acaso estiver na região Sul de Portugal, espere “céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade a norte do Baixo Alentejo durante a manhã”, com “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, sendo desudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 45 km/h) nas serras até ao fim da manhã, com rajadas até 80 km/h nas serras do barlavento”. Por último, uma “pequena subida da temperatura máxima”.
Segundo o site ‘Tempo.pt’, esta quarta-feira prevê-se uma viragem significativa do estado do tempo. O posicionamento temporário do anticiclone dos Açores permitirá uma estabilização atmosférica que favorecerá a subida das temperaturas. Assim, no Interior Centro e Sul os termómetros poderão atingir valores entre 27 e 33 graus Celsius, sobretudo no vale do Tejo, Alentejo e interior do Algarve.
Já para esta quinta-feira a situação poderá voltar a mudar com a aproximação de uma nova superfície frontal que deverá rasar o Norte do país. A incerteza é elevada, mas prevê-se aumento da nebulosidade e possibilidade de aguaceiros fracos, principalmente no Minho e Douro Litoral, podendo estender-se ao Interior Norte.
No restante território, nomeadamente a sul do Mondego, o cenário deverá manter-se seco e ensolarado. As temperaturas poderão descer ligeiramente no litoral Norte, mas no Interior e Sul continuarão elevadas, frequentemente acima dos 30 graus.










