A adoção da Inteligência Artificial (IA) nas viagens de negócios está em crescimento, com viajantes empresariais, travel managers e CFOs a mostrarem níveis elevados de conforto perante a automação de tarefas relacionadas com reservas, remarcações e gestão de despesas.
Segundo a 7.ª edição do Global Business Travel Survey 2025, da SAP Concur, quase nove em cada 10 viajantes empresariais (88%) afirmam sentir-se à vontade em utilizar IA em tarefas como reservas, alterações de itinerário e gestão de despesas. Os viajantes dos EUA lideram esta tendência (94%), enquanto os mais jovens – Geração Z (95%) e Millennials (91%) – mostram maior predisposição face à tecnologia, em contraste com a Geração X (78%) e Baby Boomers (65%).
O estudo detalha ainda que 44% dos viajantes sentem-se confortáveis em utilizar a IA para remarcações antes de uma viagem, enquanto 39% confiam na curadoria de opções de viagem na fase inicial da reserva. Durante deslocações, o recurso à IA diminui para 31%. Para os travel managers, 67% vêem como positivo que os viajantes utilizem IA em remarcações pré-viagem, mas apenas 57% apoiam o seu uso durante a viagem.
A experiência de reserva através de IA ainda é nova para muitos, com 33% dos viajantes a preferirem percorrer manualmente todas as opções disponíveis. Consultar agentes de viagens ou colegas são práticas comuns, e apenas 17% recorrem a sugestões automatizadas de IA, sobretudo entre a Geração Z e os Millennials.
Apesar da crescente adoção, os viajantes empresariais pedem garantias para se sentirem confortáveis com IA: proteção de dados (45%), eliminação de preconceitos (36%) e formação adequada (39%). Para 29%, é importante que não haja repercussões caso as recomendações da IA contrariem as políticas da empresa.
O estudo revela ainda preocupações sobre o uso ético da IA na gestão de despesas. Uma parte significativa dos CFOs (67%), travel managers (78%) e viajantes (55%) teme que colaboradores possam utilizar IA para falsificar despesas. Mais de metade dos CFOs acredita que a IA poderia detetar mais erros e fraudes do que as equipas humanas, mas 45% receiam que algumas situações passem despercebidas.
“As viagens de negócios estão à beira de uma rápida transformação, graças aos avanços da IA”, afirmou João Carvalho, Head of SAP Finance and Spend Management, Southern Europe. “Estamos a preparar as fundações desta nova era, com soluções baseadas em IA, construídas com os mais altos padrões éticos e de segurança, para garantir que estas ferramentas estejam disponíveis para os clientes à medida que os níveis de conforto aumentam e eles possam antever os benefícios em termos de produtividade.”






