Incêndios: Estado de prontidão de combate aos fogos mantém-se até 4.ª-feira. Proteção Civil admite prolongamento

A situação será reavaliada na quarta-feira, podendo ser ajustada consoante a evolução dos incêndios.

Pedro Gonçalves
Agosto 18, 2025
12:26

O estado de prontidão especial no combate aos incêndios florestais vai manter-se no nível 4 até à próxima quarta-feira, anunciou esta segunda-feira o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, durante um ponto de situação realizado ao final da manhã. A situação será reavaliada na quarta-feira, podendo ser ajustada consoante a evolução dos incêndios. A declaração de alerta também se mantém até dia 20 de agosto.

Durante o dia de hoje, registaram-se 17 ocorrências, dez das quais no período noturno, com maior incidência no norte do país, nomeadamente na subregião do Tâmega e Sousa e do Alto Minho, afirmou Mário Silvestre no balanço das 12h00.

Entre os incêndios ativos, os que geram maior preocupação são os de Piódão, Poiares, Aldeia de Santo António no Sabugal, Vale Verde em Mirandela e Vilarinho em Tarouca. A ocorrência de Piódão, em Arganil, é a que mobiliza mais operacionais, tendo-se alastrado já para os municípios da Covilhã e Fundão. O comandante da Proteção Civil alertou que o combate é “extremamente difícil devido aos ventos e à dificuldade de acessos”.

No total, estão envolvidos 3.708 operacionais nas diferentes ocorrências ativas e em resolução.

Mário Silvestre reforçou o alerta à população: “Continuamos a dizer: não usem fogo nem pratiquem qualquer atividade que possa resultar em incêndio. Reforço a necessidade de se manterem em segurança e não se aproximarem das frentes de fogo”, sublinhou.

O responsável admitiu a existência de “erros pontuais” de comunicação durante as operações de combate às chamas, mas recusou categoricamente qualquer alegação de “falhas” no combate aos incêndios.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.