Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas num ataque russo a uma prisão na região de Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, de acordo com o governador Ivan Fedorov.
“Durante a noite, o inimigo atacou o distrito de Zaporizhia oito vezes, segundo informações preliminares, com FAB [bombas aéreas]. Entre outras coisas, atacaram uma unidade prisional. Dezasseis pessoas morreram e 35 ficaram feridas”, escreveu Fedorov na rede social ‘Telegram’.
🇷🇺#Russia conducted airstrikes on a prison in 🇺🇦#Ukraine' #Zaporizhia with 4 glide bombs & killed 17 convicts, 42 injured pic.twitter.com/kuExKUo8Sc
— C4H10FO2P ☠️ (@markito0171) July 29, 2025
O governador de Zaporizhia, região parcialmente ocupada pela Rússia e atravessada pela linha de frente, explicou que o ataque à prisão localizada em território sob controlo de Kiev destruiu a infraestrutura da prisão e danificou casas na área circundante.
O ataque ocorreu poucas horas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter dito, na Escócia, que a Rússia tem “10 ou 12 dias” para chegar a um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. “Vou estabelecer um novo prazo de cerca de 10 ou 12 dias a partir de hoje. Não há motivo para esperar. Não estamos as ver qualquer progresso”, disse Trump.
Trump expressou a sua “deceção” com Putin porque, depois das “quatro ou cinco” conversas que teve com ele, “ele lança rockets contra cidades, por exemplo, Kiev”.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ultimato-de-trump-a-russia-pode-levar-a-guerra-com-os-eua-garante-ex-presidente-russo/














