A Rússia atacou uma fábrica de propriedade polaca na cidade ucraniana de Vinnytsia durante um ataque noturno de drones esta quarta-feira, ferindo várias pessoas, incluindo duas com queimaduras graves, denunciaram as autoridades polacas.
O ataque atingiu uma fábrica operada pela Barlinek, uma das principais fabricantes europeias de pisos de madeira. A empresa, com sede na Polónia, opera na Ucrânia há anos e é um dos maiores empregadores na região.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Radoslaw Sikorski, afirmou que o ataque foi deliberado e partiu de três direções distintas. “Os serviços ucranianos, assim como o nosso consulado, estão a tomar medidas”, escreveu Sikorski nas redes sociais. “A guerra criminosa de Putin está a aproximar-se das nossas fronteiras.”
Rosyjskie drony uderzyły w fabrykę Grupy Barlinek w Winnicy. Szef zakładu powiedział mi przed chwilą, że celowo, z trzech kierunków. Są ranni, w tym dwoje ciężko poparzonych. Działają służby ukraińskie, także nasz konsulat.
Zbrodnicza wojna Putina przybliża się do naszych granic.— Radosław Sikorski 🇵🇱🇪🇺 (@sikorskiradek) July 16, 2025
Um enorme ataque de drones russos atingiu a cidade de Vinnytsia na noite desta quarta-feira. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas, incluindo duas em estado crítico com queimaduras, segundo autoridades. Quatro prédios residenciais e instalações industriais foram danificados nos ataques.
A administração militar regional disse que 28 drones atacaram Vinnytsia, com as defesas aéreas a conseguirem abater cerca de 18 deles.
As forças russas têm repetidamente atacado a infraestrutura energética e industrial da Ucrânia nos últimos meses, mas ataques a empresas estrangeiras continuam a ser relativamente raros. O incidente levanta novas preocupações sobre os efeitos colaterais da guerra nos países vizinhos da NATO.
A Barlinek, que exporta para dezenas de países, posicionou as suas operações na Ucrânia como parte fundamental da sua cadeia de produção.














