Vídeo dos talibãs a convidar americanos a visitar Afeganistão torna-se viral

Vídeo terá tido origem em contas nas redes sociais do Governo afegão

Francisco Laranjeira
Julho 11, 2025
13:07

Na era das redes sociais, propaganda e memes são frequentemente indistinguíveis. O exemplo mais recente disso pode ser encontrado num vídeo irónico que se espalhou como fogo pela internet e que, de acordo com o jornal espanhol ‘ABC’, teve origem em contas ligadas ao Governo dos talibãs no Afeganistão e onde são imitados centenas de vídeos promocionais de destinos turísticos que proliferam nesta época do ano: neste em particular os talibãs convidam cidadãos americanos para passar férias no país.

Como primeiro convite, na cena de abertura, um grupo de talibãs armados com espingardas aparece atrás de um homem cuja cabeça está coberta por um saco plástico — um lembrete malicioso de outros vídeos de execuções divulgados anteriormente por grupos islâmicos radicais. Quando o descobrem, revelam um homem que, com um sorriso de orelha a orelha e falando inglês perfeito, diz: “Bem-vindo ao Afeganistão!”

A cena é impressionante e engraçada e, embora seja provavelmente o clímax da montagem, define o tom para o restante do vídeo, que apresenta cenas repetidas de locais aparentemente idílicos, sempre com o talibã armado. Noutro momento do vídeo, um carregador de espingarda é emoldurado com as palavras “Propriedade do Governo dos Estados Unidos”.

Também retrata várias cenas de homens com traços caucasianos ou, pelo menos, ocidentais, com trajes tradicionais da região, incluindo turbantes e bonés. Essas cenas são intercaladas com cenas mais tradicionais, retratando comidas típicas, lagos azul-turquesa e locais típicos. Há até uma cena em que exibem uma arma com uma flor presa ao cano.

O vídeo, que causou comoção, também foi interpretado como uma provocação dos talibãs à imagem que os americanos têm do seu país.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.