Vídeo detalha exatamente como o cancro se começa a desenvolver no corpo

Cientistas e médicos ainda estão a tentar descobrir como funciona o cancro e se há uma cura potencial: no entanto, ainda há um longo percurso pela frente até se poder dizer ‘eureka’

Executive Digest
Julho 12, 2025
9:30

A ciência médica está a evoluir a um ritmo alucinante, em parte devido ao aparecimento da Inteligência Artificial, mas há no entanto um aspeto em que a Humanidade tem de apressar o passo: apesar de haver já vários tratamentos para o cancro, não há uma cura conhecida para uma doença mundial que mata cerca de 10 milhões de pessoas todos os anos.

Cientistas e médicos ainda estão a tentar descobrir como funciona o cancro e se há uma cura potencial: no entanto, ainda há um longo percurso pela frente até se poder dizer ‘eureka’.

É um facto triste que aproximadamente quatro em cada 10 americanos desenvolverão algum tipo de cancro nas suas vidas, enquanto o Instituto Nacional do Cancro alertou que haverá 2.041.910 novos casos diagnosticados nos EUA em 2025. Tragicamente, espera-se que também haja 618.120 mortes este ano.

Mesmo que não se saiba por que apenas certas pessoas são afetadas por certos tipos de cancro, pelo menos podemos entender como ele se desenvolve. Projetado por Vinay Samuel Gaikwad, uma das referências mundiais na oncologia, este vídeo – que pode ver aqui – colocou a questão sobre como se desenvolve o cancro no corpo humano.

Tudo começa quando células normais sofrem mutações genéticas. Essas mutações podem fazer com que as células cresçam e se dividam descontroladamente. À medida que as células se multiplicam, podem formar uma massa chamada tumor.

Os tumores podem ser benignos ou malignos, sendo os benignos não cancerosos e não se espalham para outros tecidos do corpo. Infelizmente, as massas malignas podem-se espalhar para outros órgãos através de metástases e acabar por ser fatais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.