Musk endurece críticas a pacote fiscal de Trump e ameaça criar um terceiro partido político nos EUA

Homem mais rico do mundo, que até recentemente desempenhou um papel ativo na Administração Trump, renovou os seus ataques à legislação fundamental do Partido Republicano

Francisco Laranjeira
Julho 1, 2025
12:31

Elon Musk garantiu, na rede social ‘X’, que vai cumprir as ameaças de estabelecer um terceiro partido nos EUA “se o grande e lindo projeto de lei” do presidente Donald Trump fosse promulgado pelo Congresso.

“O Partido América será formado no dia seguinte” após a sua aprovação, apontou o multimilionário, que fez o post no momento em que o Senado se aproximava da votação final do que ele chamou de um projeto de lei de política interna “insano”.

“O nosso país precisa de uma alternativa do partido único Democrata-Republicano para que o povo realmente tenha voz”, apontou Musk.

O homem mais rico do mundo, que até recentemente desempenhou um papel ativo na Administração Trump, renovou os seus ataques à legislação fundamental do Partido Republicano no fim de semana. Esta segunda-feira, ameaçou usar os seus recursos financeiros contra os republicanos que a apoiam.

“Todos os membros do Congresso que fizeram campanha pela redução dos gastos do Governo e imediatamente votaram pelo maior aumento da dívida da história deveriam envergonhar-se!”, escreveu Musk. “E perderão as primárias no ano que vem, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra.”

A oposição de Musk ao megaprojeto de lei, que poderia prejudicar o setor de energia renovável e, ao mesmo tempo, adicionar triliões à dívida nacional, conduziu ao afastamento público da vida política e a um clima de tensão com Donald Trump.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.