Elon Musk garantiu, na rede social ‘X’, que vai cumprir as ameaças de estabelecer um terceiro partido nos EUA “se o grande e lindo projeto de lei” do presidente Donald Trump fosse promulgado pelo Congresso.
“O Partido América será formado no dia seguinte” após a sua aprovação, apontou o multimilionário, que fez o post no momento em que o Senado se aproximava da votação final do que ele chamou de um projeto de lei de política interna “insano”.
“O nosso país precisa de uma alternativa do partido único Democrata-Republicano para que o povo realmente tenha voz”, apontou Musk.
If this insane spending bill passes, the America Party will be formed the next day.
Our country needs an alternative to the Democrat-Republican uniparty so that the people actually have a VOICE.
— Elon Musk (@elonmusk) June 30, 2025
O homem mais rico do mundo, que até recentemente desempenhou um papel ativo na Administração Trump, renovou os seus ataques à legislação fundamental do Partido Republicano no fim de semana. Esta segunda-feira, ameaçou usar os seus recursos financeiros contra os republicanos que a apoiam.
“Todos os membros do Congresso que fizeram campanha pela redução dos gastos do Governo e imediatamente votaram pelo maior aumento da dívida da história deveriam envergonhar-se!”, escreveu Musk. “E perderão as primárias no ano que vem, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra.”
A oposição de Musk ao megaprojeto de lei, que poderia prejudicar o setor de energia renovável e, ao mesmo tempo, adicionar triliões à dívida nacional, conduziu ao afastamento público da vida política e a um clima de tensão com Donald Trump.
VOX POPULI
VOX DEI80% voted for a new party https://t.co/JkeOlG7Kl4
— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2025














