Em plena crise militar entre Israel e o Irão, e pouco antes de o presidente Donald Trump anunciar um cessar-fogo entre os dois países, um site cristão norte-americano lançou uma campanha de marketing para promover uma moeda colecionável apelidada de “Trump Coin Israel Edition”.
O e-mail promocional chegou às caixas de entrada dos subscritores esta segunda-feira, incentivando a compra da moeda dourada através do site GodBlessTheUSABible.com. O portal, que comercializa também uma Bíblia endossada por Trump, licencia o nome e imagem do ex-presidente, mas afirma não ter qualquer ligação oficial com o político, revela a ‘Bloomberg’.
O timing da campanha gerou críticas, tendo em conta o contexto geopolítico delicado. O conflito escalou quando os EUA, sob ordens de Trump, bombardearam três instalações nucleares iranianas, levando Teerão a lançar mísseis contra uma base aérea americana no Catar, posteriormente intercetados. Na noite de segunda-feira, Trump anunciou que Israel e Irão tinham chegado a um acordo de cessar-fogo, que se manteve estável até terça-feira à noite.
O site apresentava a moeda como uma “peça icónica e colecionável”, com um preço de 14,99 dólares e uma “edição limitada” apelando ao simbolismo bíblico e patriótico. “Junto com a nossa moeda Pray for Israel, pode honrar os valores americanos e o dever bíblico de orar por Israel”, lia-se numa das mensagens promocionais enviadas por e-mail.
Entretanto, a página onde estava à venda a moeda encontra-se inativa.














