Uma das cidades mais turísticas do mundo ‘esconde’ túneis de 240 quilómetros com seis milhões de mortos dentro

Catacumbas foram abertas pela primeira vez no final do século XVIII, quando problemas de saúde pública nos cemitérios de Paris levaram as autoridades a mover os esqueletos para um local subterrâneo

Francisco Laranjeira
Junho 15, 2025
11:00

Da Torre Eiffel ao Louvre, as principais atrações turísticas de Paris atraem cerca de 50 milhões de visitantes à capital francesa todos os anos. Mas muitos visitantes desconhecem um dos marcos mais curiosos da Cidade Luz, uma vez que este é totalmente subterrâneo.

Escondido sob as ruas de Paris há um labirinto de túneis com mais de seis milhões de esqueletos dentro. As Catacumbas foram abertas pela primeira vez no final do século XVIII, quando problemas de saúde pública nos cemitérios de Paris levaram as autoridades a mover os esqueletos para um local subterrâneo.

Os últimos ossos foram colocados nas Catacumbas em 1860, mas o local foi aberto ao público pela primeira vez em 1809. As primeiras visitas eram somente com hora marcada, mas rapidamente se tornaram muito populares.

Embora apenas uma pequena parte das Catacumbas esteja aberta ao público hoje, acredita-se que toda a rede tenha cerca de 280 quilómetros de extensão. Atualmente, os turistas podem visitar o local, sendo que cerca de 550 mil pessoas o fazem por ano.

Os viajantes precisarão de descer 131 degraus, 20 metros abaixo das “profundezas de Paris”, para chegar ao local. Os visitantes então seguem uma rota de 1,5 km ao redor das Catacumbas, que leva cerca de uma hora.

E embora as Catacumbas estejam abertas o ano todo, há um motivo particularmente bom para visitá-las durante o verão. Mesmo que as temperaturas lá fora estejam altas o suficiente para causar uma onda de calor, dentro das Catacumbas geralmente não passa de 14 graus, o que faz dos túneis o refúgio perfeito para fugir do clima quente.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.