José Luís Carneiro entrega esta tarde candidatura a secretário-geral do PS

Ex-ministro do PS é o único na corrida à sucessão de Pedro Nuno Santos

Executive Digest
Junho 12, 2025
6:45

José Luís Carneiro entrega esta tarde – às 15 horas -, na Sede Nacional do Partido Socialista, a sua candidatura a secretário-geral socialista, intitulada “Ouvir e Dar Voz às Pessoas”.

Recorde-se que o ex-ministro apresentou oficialmente a sua candidatura à liderança do Partido Socialista no passado sábado, determinado em “restabelecer uma relação de confiança” entre o partido e os portugueses, prometendo “ouvir e dar voz às pessoas” e devolver ao PS o papel de “partido central” no sistema político português.

“Apelo aos socialistas para que se unam na sua diversidade, para iniciar o caminho de volta que a defesa dos nossos ideais nos pede”, afirmou José Luís Carneiro no discurso de apresentação da sua candidatura.

O ex-ministro do PS – que é o único na corrida à sucessão de Pedro Nuno Santos – avisou que “aqueles que serão deixados para trás por políticas neoliberais”, “discriminados por políticas conservadoras”, ou que não verão melhorias na sua qualidade de vida, nos salários ou serviços públicos, não perdoarão o partido se ficar a “olhar para o umbigo”.

“Não nos perdoarão se ficarmos agora a olhar para nós próprios ou nos entretivermos a golpear reciprocamente a nossa credibilidade e as nossas qualidades, em vez de nos organizarmos para os defendermos a eles, que são a razão de ser e de existirmos como partido”, afirmou.

José Luís Carneiro reconheceu que o PS está a “viver um momento difícil” e teve um “resultado que não desejava” nas legislativas de maio, tendo perdido votos “para a direita em todos os grupos sociais”.

“O que procurarei fazer e vos peço que façam é uma análise profunda daquilo em que falhámos, de quando falhámos, do que devíamos ter feito diferente”, disse.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.