Apesar do calor extremo… Há risco de trovoada e granizo nos próximos dias. Veja quais as regiões afetadas

Portugal continental vai atravessar, esta quinta e sexta-feira (29 e 30 de maio), uma vaga de calor anómala para esta altura do ano, com temperaturas a ultrapassar os 40 ºC em algumas regiões, acompanhadas por poeiras do Saara e risco de aguaceiros fortes, trovoadas e até granizo.

Executive Digest
Maio 29, 2025
6:30

Portugal continental vai atravessar, esta quinta e sexta-feira, uma vaga de calor anómala para esta altura do ano, com temperaturas a ultrapassar os 40 ºC em algumas regiões, acompanhadas por poeiras do Saara e risco de aguaceiros fortes, trovoadas e até granizo, especialmente no interior Norte e Centro do país.

Segundo o portal especializado Tempo.pt, este cenário meteorológico extremo é causado pela configuração atual do anticiclone dos Açores, que se encontra em crista, estendendo-se até ao Golfo da Biscaia. Este fenómeno atmosférico favorece o transporte de uma massa de ar tropical continental, quente e seca, oriunda do Norte de África, arrastando também poeiras em suspensão provenientes do deserto do Saara.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ativou já avisos amarelos para os distritos de Setúbal, Évora e Beja, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 9h00 desta quarta-feira e as 18h00 de quinta-feira, dia 29. O Tempo.pt antecipa, contudo, que os avisos possam ser atualizados e alargados a outros distritos, inclusive com mudança de cor, tendo em conta os valores extremos previstos.

De acordo com as previsões meteorológicas da Meteored, os valores máximos da temperatura do ar na quinta e sexta-feira deverão situar-se entre os 38 ºC e os 40 ºC, com destaque para regiões do Alentejo, Ribatejo, Algarve e Vale do Tejo. Localidades como Mértola, no Vale do Guadiana, e Alcoutim, no Sotavento Algarvio, estão entre os pontos onde se preveem os valores mais elevados.

A anomalia térmica positiva prevista é notável: as temperaturas estarão entre 17 ºC e 18 ºC acima da média climatológica de referência para esta época do ano, o que faz deste um dos episódios de calor mais marcantes do final de maio em Portugal.

Com este calor, o índice de radiação ultravioleta (UV) deverá atingir valores de 9 em várias zonas do país, o que representa risco muito elevado para a saúde, exigindo cuidados redobrados com a exposição solar, sobretudo entre as 11h00 e as 17h00.

Calor propicia aguaceiros fortes, trovoadas e granizo
As altas temperaturas e a instabilidade atmosférica favorecem o desenvolvimento de nuvens cumulonimbus com potencial para originar aguaceiros convectivos intensos, trovoadas e até queda de granizo, sobretudo durante a tarde de sexta-feira. O modelo meteorológico ECMWF, utilizado pela Meteored, mantém há várias saídas consecutivas a previsão destes fenómenos, em especial no interior das regiões Norte e Centro.

Estes fenómenos são típicos da primavera e início do verão, surgindo devido ao intenso aquecimento diurno. À medida que o solo aquece com a radiação solar, o ar quente e leve sobe, arrefece e condensa, formando nuvens de grande desenvolvimento vertical. Quando o ar ascendente dentro destas nuvens atinge zonas com temperaturas inferiores a -80 ºC, a precipitação pode congelar e cair em forma de granizo, frequentemente acompanhada de relâmpagos e trovões.

O período de maior risco será entre as 16h00 e as 20h00 de sexta-feira, podendo em alguns casos prolongar-se até à noite. Estas trovoadas, apesar de localizadas, têm potencial para provocar inundações súbitas em zonas vulneráveis, sobretudo urbanas, caso coincidam com chuva forte em curtos períodos.

A tendência aponta para a persistência do tempo quente e seco até ao final do mês, com céu geralmente pouco nublado, apesar das exceções causadas pelas nuvens de trovoada. As condições atmosféricas extremas para esta altura do ano exigem atenção às recomendações das autoridades de saúde e proteção civil.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.