O Ministério das Indústrias Estratégicas da Ucrânia e a Associação das Indústrias Aeroespaciais, de Segurança e Defesa da Europa (ASD) assinaram esta segunda-feira um Memorando de Entendimento sobre cooperação na indústria de Defesa.
“No Fórum da Indústria de Defesa UE-Ucrânia em Bruxelas, Herman Smetanin, ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia, e Jan Pie, secretário-geral da Associação das Indústrias Aeroespaciais, de Segurança e de Defesa da Europa (ASD), assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) sobre cooperação na indústria de defesa”, referiram as autoridades ucranianas.
Em particular, o ministério ucraniano e a ASD concordaram em promover a cooperação e as parcerias entre empresas de defesa ucranianas e membros da ASD, e em facilitar o envolvimento de empresas ucranianas em consórcios industriais no âmbito de programas relevantes da UE, como o Fundo Europeu de Defesa ou o Horizonte Europa.
Como um dos primeiros resultados do acordo, a ASD lançou uma plataforma B2B on-line (‘ASD Connect’) que visa, entre outros objetivos, permitir a conexão entre empresas de defesa ucranianas e outras empresas europeias.
O Memorando de Entendimento é válido por um período de três anos, com possibilidade de renovação.
“Observamos um forte interesse de empresas e associações europeias na indústria de defesa ucraniana, e esse interesse é mútuo. O nosso objetivo é desenvolver parcerias que beneficiem ambas as partes. Afinal, podemos fortalecer nossos parceiros com nossa experiência, expertise e capacidade de nos adaptarmos rapidamente às necessidades da frente e implementar inovações com a velocidade da luz”, apontou Smetanin, que expressou gratidão à ASD pelo seu papel ativo no apoio à indústria de defesa ucraniana, especialmente pelo envolvimento da ASD na organização do Segundo Fórum da Indústria de Defesa UE-Ucrânia.
A ASD reúne mais de 4.000 empresas de Defesa europeias, que respondem por até 98% da produção de Defesa na Europa.
O Segundo Fórum da Indústria de Defesa UE-Ucrânia acontecerá em Bruxelas, reunindo os principais fabricantes dos setores de Defesa ucraniano e europeu.














