Popularidade dos EUA cai em todo o mundo após o regresso de Trump, revela sondagem

Índice de Perceção da Democracia de 2025 resumiu as atitudes em relação à democracia, geopolítica e atores do poder global após entrevistas a mais de 110 mil pessoas em 100 países

Francisco Laranjeira
Maio 12, 2025
11:52

Os Estados Unidos estão a tornar-se globalmente cada vez menos populares desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, de acordo com o Índice de Perceção da Democracia de 2025, que resumiu as atitudes em relação à democracia, geopolítica e atores do poder global após entrevistas a mais de 110 mil pessoas em 100 países.

Na sondagem, a maioria dos entrevistados revelou uma perceção geral negativa dos EUA, o que representou um declínio acentuado em relação ao ano passado . A reputação dos Estados Unidos sofreu um impacto particularmente forte nos países da UE — talvez sem surpresa, já que o presidente dos EUA, Donald Trump, chamou o bloco de “horrível”, “patético” e “formado para prejudicar os Estados Unidos”.

Anders Fogh Rasmussen, ex-chefe da NATO e fundador da Fundação Aliança das Democracias, coautora do índice, disse que “não ficou surpreendido que as perceções dos EUA tenham caído tão drasticamente”.

Ao mesmo tempo, a China continuou a melhorar a sua posição global, ultrapassando os EUA pela primeira vez e registando perceções maioritariamente positivas em todas as regiões, exceto na Europa. A Rússia, cuja reputação caiu após a invasão em larga escala da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin em 2022, ainda é (ligeiramente) mais impopular do que os EUA — embora a sua imagem também esteja a melhorar.

A reputação de Trump está em linha com a do seu país: a sondagem mostrou que é menos popular globalmente do que os seus colegas russos e chineses, Putin e Xi Jinping.

Trump registou a pior pontuação entre uma série de líderes políticos, culturais e espirituais, que inclui o proprietário da ‘X’, Elon Musk, o fundador da Microsoft, Bill Gates, o falecido Papa Francisco, Taylor Swift e Kim Kardashian.

Israel emergiu como o país com a pior reputação global entre os incluídos na sondagem, especialmente no Médio Oriente e no Sul da Ásia. Israel é impopular até mesmo em países europeus historicamente aliados, como a Alemanha, sinalizando crescente desconforto com a conduta do Governo israelita em Gaza e na Cisjordânia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.