A União Europeia deve enviar à Ucrânia um pacote de ajuda sem precedentes em até 700 mil milhões de euros, indicou a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, citada pela agência ‘Bloomberg’, à margem da reunião de Munique.
“Lançaremos um grande pacote que nunca foi visto nessa escala antes”, apontou a ministra germânica. “Semelhante ao euro ou à crise da Covid-19, agora há um pacote financeiro para a segurança na Europa. Isso virá num futuro próximo”, sublinhou, indicando que este não será anunciado antes das eleições alemãs, marcadas para 23 de fevereiro.
A intenção europeia surgiu numa fase em que o apoio dos EUA à Ucrânia e à Europa se tornou incerto, com Washington a sugerir reduzir a sua presença na Europa. Contextualizando, os 700 mil milhões de euros superariam toda a ajuda estrangeira a Kiev combinada desde a invasão da Rússia, em fevereiro de 2022 – os EUA avançaram com 183 mil milhões de dólares até setembro de 2024.
O valor também supera o acordo de terras raras proposto por Donald Trump para a Ucrânia, que se acredita ser por volta de 500 mil milhões de dólares, que seriam usados para pagar a ajuda anterior dos EUA à Ucrânia durante a Administração Biden.
Esta segunda-feira, o chanceler alemão Olaf Scholz garantiu que os Estados-membros da UE estavam a explorar possibilidades para aumentar os gastos em Defesa e o financiamento à Ucrânia sem comprometer os gastos domésticos – rejeitou igualmente o envio de tropas alemãs para a Ucrânia como parte das garantias de segurança.














