Preço do gasóleo dispara no arranque do ano: em 20 dias já subiu mais do dobro do que em 2024
2025 tem sido um ano ‘amargo’ para os combustíveis: desde o início do ano, o preço do gasóleo, referiu esta quarta-feira o ‘Jornal de Negócios’, subiu no espaço de três semanas mais do que em todo o ano de 2024.
Nesta semana, o diesel teve o maior aumento desde 2022, naquela que foi a 6ª semana consecutiva de subida de preços. Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a subida de cinco cêntimos registada na passada segunda-feira atirou o preço do gasóleo para cerca de 1,69 euros por litro.
O gasóleo tem sido o mais afetado pela recente ‘onda’ de aumento de preços: cada litro está, nesta altura, 8,4 cêntimos mais caro do que no final de 2024 – em todo o ano passado, o diesel subiu um total de 3,7 cêntimos.
A subida dos preços do petróleo nas mercados internacionais tem sido apontado como responsável pelo agravamento do preço – o barril superou a fasquia dos 80 dólares em Londres. Na última semana, assistiu-se a um aumento de 6,28% do preço médio semanal da gasóleo no mercado de derivados, de acordo com a ‘Bloomberg’. E a situação pode piorar: o crescimento da procura por este combustível para aquecimento promete agravar o preço.
Combustíveis? “Não há razão para alarme” mas Governo promete agir se houver mais aumentos
Petrolíferas descartam possível escalada de preços dos combustíveis nas próximas semanas