Ensaio. DS Nº8: nasce o novo porta-estandarte da celebração do luxo francês
A DS sempre se afirmou como a representante do luxo francês, desde que surgiu em 2014. Com a substituição do modelo DS9, a marca recentra-se nesta nova era da eletrificação com o nº8 – o seu porta-estandarte – com válidos objetivos para se posicionar no top 5 das premium brands em Portugal com um desenho exterior futurista e intemporal.
Assim, dias após ter aberto mais uma DS Store no Algarve e uma semana após a estreia mundial do modelo, a DS efetuou a sua apresentação à imprensa nacional com ambições redobradas.
Lançada como marca independente em 2014, é hoje o momento da consolidação da mesma com o SUV DS7 a ser já um dos PHEV mais vendidos no segmento e com o nº8 projetado para vir a ser uma das referências SUV no segmento D.
O DS nº8 pretende marcar uma nova era no construtor Francês com a nova designação para a gama eletrificada da marca. Com o novo “state-of-the-art” do segment D SUV coupé, a marca inaugura uma nova linha estilística que se quer elegante, carismática e refinada, mas também onde a marca quer oferecer ao mercado o melhor que desenvolve, seja ao nível da qualidade (de construção e de materiais), da atenção ao detalhe, da tecnologia – com a transposição do know-how trazido da sua experiência na Fórmula E; ou do artesanal – quase que personalizado para cada cliente – trazendo para o modelo de série também muitas das tendências e inovações do concept car de que deriva.
O SUV coupé reclama logo à partida um recorde de autonomia no segmento D SUV com 750km em ciclo WLTP e mais de 500km em autoestrada, conseguida através de pequenos/grandes detalhes que, em conjunto, lhe permitem aumentar a autonomia e, com isso atingir esses valores.
Falamos, por exemplo do desenho dos faróis dianteiros verticais com função aerodinâmica (+ 8km de autonomia e 10 em AE), do spoiler traseiro (+12km de autonomia e 15 em AE), do fundo do piso aerodinâmico (+14 de autonomia e 18 em AE), das JLL, da grelha dianteira dinâmica que, com a sua abertura e fecho também promove uma maior autonomia. Com tudo isso a marca reclama um valor referencial de coeficiente aerodinâmico de, somente, 0,24.
Uma das apostas da marca foi também aumentar o “conforto” a bordo, reduzindo ao máximo o ruído interior com a criação de um “casulo térmico e acústico” ao nível das Top Brands do segmento com a inclusão de vários materiais para atingir o objetivo final.
Num veículo com linhas cinzeladas e incisivas na frente e atrás, com ausência de cromados, a DS tentou incorporar todo o seu savoir-faire com elementos como o tejadilho panorâmico sem cortina (otimização de espaço em altura) com vidro escurecido e tratamento térmico; com o ergonómico volante em X (uma novidade), a consola central de dois patamares, bancos elegantes e envolventes, muito similares aos do concept car e, com uma novidade mundial – a utilização de aquecedor de pescoço (um elemento habitual nos cabrio) – ou, para o sistema de som, propositadamente desenhado pela marca francesa Focal para este modelo.
Foram também destacados na apresentação estática elementos como a suspensão active scan que analisa instantaneamente os dados da estrada para ajustar a suspensão e garantir o melhor conforto de condução em cada momento ou, para o Drive assist com cruise control preditivo permitindo “aprender” a topografia da estrada e, com isso ajustar entre outros, a velocidade em cada momento, ou para o sistema de iluminação inteligente ou a inclusão do Chat GPT no sistema de infotainment.
Ainda sem preço definido mas com abertura de encomendas a partir de março, com as primeiras entregas a começar no 3º trimestre, o DS Nº8 quer combinar exclusividade, fluidez, elegância e precisão, com um interior inspirado no mundo da joalharia, concebido para oferecer uma experiência sensorial única, por exemplo com as inserções em relevo “Clous de Paris” no volante e nas saídas de ar.
Como afirmou Olivier François, diretor da DS Automobiles “Nunca desenvolvemos um veículo tão luxuoso e inovador, com um nível tão elevado de conforto e requinte ao mesmo tempo.”
O DS Nº8 quer assim ser uma celebração do savoir-faire francês, onde o luxo, tecnologia e sustentabilidade coexistam em perfeita harmonia.