Adeus, filtros de beleza: Instagram remove função a partir de hoje

A partir desta terça-feira, a rede social ‘Instagram’ vai deixar de disponibilizar filtros criados por terceiros, incluindo os de jogos e os de beleza: serão apenas mantidos os filtros criados pela Meta.

O anúncio do fim dos filtros foi feito em agosto de 2024. Na ocasião, o ‘Instagram’ revelou que desativaria a plataforma Spark, utilizada por criadores e marcas para desenvolver aplicações e filtros de realidade aumentada (RA – tecnologia que integra elementos digitais ao mundo real).

Com o encerramento da plataforma, os filtros criados por terceiros, incluindo os de marcas e criadores, não estarão mais disponíveis. A partir desta terça-feira, os filtros de terceiros serão desativados no Instagram, Messenger e Facebook. “Quando lançámos a plataforma há sete anos, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos utilizadores. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade da nossa comunidade de criadores de RA expandiram o alcance da tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta”, justificou a empresa.

Embora os filtros de terceiros sejam removidos do ‘Instagram’, os utilizadores ainda poderão utilizá-los noutras aplicações: a principal mudança é que esses filtros não estarão mais disponíveis diretamente no app. A gigante tecnológica não revelou detalhes sobre os motivos dessa decisão, apenas mencionando que faz parte dos seus esforços para focar em produtos que atendam melhor às necessidades futuras de consumidores e clientes corporativos.

Os filtros de realidade aumentada foram introduzidos no Instagram em 2017, inspirados no Snapchat, que também popularizou os stories. Segundo a Meta, mais de 600 mil pessoas de mais de 190 países criaram filtros na plataforma. A empresa tecnológica está a trabalhar no lançamento do Move Gen, uma ferramenta baseada na inteligência artificial (IA) que, teoricamente, poderá ser usada para substituir os filtros e efeitos tradicionais.