Vacina gratuita para a gripe e Covid-19 é hoje alargada a pessoas entre os 50 e 59 anos

A partir desta terça-feira, a vacinação gratuita para a gripe e Covid-19 passa a estar alargada à população entre os 50 e 59 anos, segundo anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). “O alargamento da vacinação sazonal, gratuita, à faixa etária 50-59 anos, acontece face à evolução da atual campanha de vacinação e à disponibilidade de vacinas”, refere, em comunicado.

Desta forma, quem tem entre 50 e 59 anos pode agendar a partir desta terça-feira a vacinação contra a gripe e Covid-19 “numa unidade de saúde do SNS ou nas farmácias comunitárias aderentes”.

A autoridade de Saúde recomenda que o agendamento deve ser feito preferencialmente ainda antes do período festivo do Natal e do Ano Novo, de modo “a otimizar a proteção individual e coletiva”.

A nota da DGS indica que a vacinação das pessoas com 60 ou mais anos de idade, das pessoas com comorbilidades, dos profissionais de saúde e demais grupos de risco, mantém-se como prioridade.

Com a aproximação do inverno, “o período de maior circulação de vírus respiratórios”, a DGS “apela a todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas, sobretudo com a aproximação das festividades de Natal, momentos de reunião familiar e com amigos”.

Segundo os últimos dados da DGS, entre 20 de setembro, quando arrancou a atual campanha de vacinação, e 8 de dezembro, foram vacinadas 1.467.039 pessoas com o reforço sazonal contra a Covid-19 e 2.207.428 pessoas contra a gripe.

A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno está a decorrer em mais de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte.

Os casos positivos para o vírus da gripe continuam a aumentar e na última semana os laboratórios reportaram 260 casos, o número mais elevado desde o início da época de vigilância, segundo informou na quinta-feira o Instituto Ricardo Jorge.

De acordo com o boletim de vigilância epidemiológica da gripe e outros vírus respiratórios do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), desde o início da época de vigilância, em 30 de setembro, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe identificaram 1.052 casos.

Só na última semana foram identificados 260 casos positivos para o vírus da gripe, o que representa cerca de um quarto do total de infeções reportadas desde o final de setembro. Desses, 240 são do tipo B e 20 são do tipo A.