O que significa este ‘pisca’ estranho? Marca automóvel chinesa apresenta modelo com um ‘misterioso’ indicador novo

Quem conduz, muito provavelmente já terá tido esta experiência em algum momento: utilizar o pica para indicar uma mudança de direção, mas haver condutores que ainda assim ultrapassam, o que pode levar a uma colisão violenta no caso de uma inversão de marcha. O sinal do pisca, de facto, não indica com precisão suficiente se o veículo deseja virar ou fazer inversão de marcha.

No entanto, para resolver a situação, a marca chinesa de automóveis HiPhi resolveu o problema de uma forma interessante – a ver se se torna moda.

A HiPhi pertence ao grupo Human Horizons: a empresa tem sede em Xangai e design em Munique e até agora tem-se concentrado em carros de luxo. Os preços começam nos 100 mil euros e na China a empresa está no segmento premium. O seu primeiro X, um crossover SUV, chegou ao mercado doméstico no verão de 2019.

No ano passado, a HiPhi apresentou o Z, um GT de cinco portas no estilo do Audi A7 ou Mercedes CLS. Como qualquer outro carro, possui um pisca para a direita e outro para a esquerda. Agora há também um segundo sinal luminoso: diretamente abaixo do “pisca” normal, há um pisca de regresso, ou seja, um indicador para uma mudança de direção de 180 graus.

Se a pessoa ao volante estiver a planear fazer inversão de marcha, é importante que o tráfego atrás saiba disso. Diz-se que ultrapassar agora seria particularmente perigoso – e que o carro que pisca provavelmente desacelerará significativamente. É por isso que a HiPhi decidiu instalar um mini display sob a luz traseira. Se o motorista tocar duas vezes na alavanca do indicador, o aviso será ativado junto com o indicador e vai mostrar uma seta dobrada em 180 graus.

Veja o vídeo aqui.