Itália realiza duas operações à tiroide com hipnose a substituir a anestesia geral

A equipa médica do hospital Molinette, em Turim (Itália), conseguiu realizar com sucesso as duas primeiras cirurgias de tiroide do mundo utilizando a hipnose como alternativa à anestesia geral, segundo indicaram fontes do centro médico.

As operações, que combinaram hipnose e anestesia local, foram realizadas em duas mulheres idosas com problemas cardiovasculares, apontaram, sobre este procedimento inovador que oferece uma recuperação mais rápida e menos invasiva para pacientes com patologias anteriores.

Embora a hipnose já tenha sido utilizada em outros países em intervenções cirúrgicas complexas e outras disciplinas médicas, as cirurgias da tiroide realizadas em Turim com esta técnica são um caso inédito. “Houve outras operações, mas não deste tipo. Nunca foi feito em cirurgias de tiroide”, detalhou o hospital Molinette, indicando que a técnica “continuará a ser utilizada”, embora não de forma rotineira.

As pacientes, duas mulheres de 75 e 79 anos, foram submetidas a intervenções para a retirada de tumores benignos nas paratireoides. Depois de hipnotizadas, o cirurgião realizou a operação como se os pacientes estivessem sob anestesia geral, sem alterar as modalidades ou horários operatórios, utilizando uma técnica tradicional “minimamente invasiva” que consistia em fazer incisões de entre 2,5 e 3 cm no pescoço. para remover tumores.

O uso da hipnose, especialmente em pacientes com patologias que implicam um elevado risco anestésico, representa uma alternativa válida à anestesia geral, explicou o hospital, em comunicado. Este método reduz o uso de medicamentos, diminui o stress emocional, modula a perceção da dor e garante uma recuperação pós-operatória mais rápida e eficaz, com redução do tempo de internação, acrescentou.






Comentários
Loading...