Accenture, Microsoft e Avanade lançam prática de transformação empresarial com IA generativa e Copilot para reiventar organizações
A Accenture, a Avanade e a Microsoft anunciaram o lançamento de uma nova prática de transformação empresarial, focada em impulsionar a reinvenção das funções e setores empresariais com o uso de Inteligência Artificial (IA) generativa e Copilot.
O objetivo é ajudar as organizações a adotar de forma segura e escalável essas tecnologias emergentes para otimizar operações e aumentar a competitividade no mercado.
Este movimento estratégico surge em resposta à crescente procura de soluções inovadoras que integrem IA nas operações diárias das empresas. A prática de transformação empresarial Copilot será composta por uma equipa de 5.000 profissionais da Accenture e da Avanade que, em colaboração com especialistas da Microsoft, irão criar soluções personalizadas, oferecendo acesso a novos modelos e tecnologias, como o Accenture AI Refinery™. A iniciativa promete acelerar a adoção da IA, ajudar a reduzir custos e melhorar a eficiência das operações empresariais em diversas áreas, incluindo segurança e tomada de decisões.
“O investimento que estamos a fazer com a Microsoft reforça a nossa sólida relação, levando-a ao nível seguinte, ajudando os nossos clientes a acelerar e a integrar a IA em escala como um catalisador para a reinvenção”, afirma Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. “A poderosa combinação do Microsoft Copilot, tecnologias de IA generativa e agentes, a profunda experiência industrial e funcional da Avanade e da Accenture ajudarão as empresas a reimaginar os seus processos e operações, descobrir formas inovadoras de trabalhar, fortalecer a sua segurança e abrir novos caminhos para gerar valor.”
Além disso, foram desenvolvidas soluções específicas para setores como o retalho, a saúde, a indústria e as finanças, com a criação de copilots personalizados para ajudar as empresas a automatizar tarefas e melhorar a interação com clientes. Um exemplo é a aplicação “pAInt” criada para a Bricorama, que orienta clientes em projetos de pintura, utilizando IA para otimizar a experiência do utilizador.
“Temos o prazer de reforçar a nossa colaboração com a Accenture para ajudar os nossos clientes comuns a desenvolverem processos de negócio baseados em IA de forma responsável e segura, ao mesmo tempo que os ajudamos a impulsionar a diferenciação no mercado”, referiu Judson Althoff, Vice-Presidente Executivo e Chief Commercial Officer da Microsoft a nível mundial. “Ao unir Copilots e ambição humana, juntamente com as funcionalidades autónomas de um agente, podemos acelerar a transformação da IA para organizações de todos os setores e ajudá-las a obter resultados de negócio bem-sucedidos através de inovação pragmática.”
Em paralelo, a Accenture e a Microsoft estão a investir em programas de formação, como o Azure Generative AI Engineer Nanodegree, desenvolvido em parceria com a Udacity. Este curso visa equipar os estudantes com as competências necessárias para criar e implementar soluções de IA utilizando o Microsoft Azure, contribuindo para a formação de uma nova geração de engenheiros de IA.