Preço do café atinge nível mais alto desde 1997 devido a preocupações com fornecimento

Os futuros do café em Nova Iorque atingiram o valor mais alto desde 1997, refletindo o agravamento das preocupações com o fornecimento global.

Segundo um relatório da Bloomberg, o arábica, uma das variedades mais valorizadas, registou uma subida de 3% no dia 25 de novembro e acumula uma valorização de 64% em 2024.

A escassez de oferta nos principais produtores, como o Brasil e o Vietname, está a impulsionar os preços. O robusta, outra variedade popular, também atingiu o maior valor desde a década de 1970. No Brasil, a seca prolongada prejudicou os cafeeiros, com especialistas a alertarem para uma possível redução na produção da próxima temporada.

Outro fator de pressão sobre os preços é a baixa disponibilidade de arábica. O Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA prevê que os stocks brasileiros se situem em apenas 1,2 milhões de sacas no final da temporada atual, em junho de 2025, representando uma queda de 26% face ao ano anterior.

Ao longo da cadeia de abastecimento, os vendedores já começaram a aumentar os preços e a reduzir descontos, numa tentativa de proteger as margens. A Bloomberg alerta que poderão estar a caminho novos aumentos , afetando consumidores e mercados globais.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...