Está a chegar o exclusivo Supercat: ‘monstro’ desportivo com mais de 660 CV chega inspirado no Jaguar XJS a um preço ‘acessível’ a poucas bolsas

A TWR está de regresso com o Supercat, um Jaguar XJS radical movido por um motor V12 de 669 CV. Este é naturalmente um modelo exclusivo: serão fabricadas apenas 88 unidades.

A equipa de corrida e empresa de engenharia britânica – que tem o nome do seu fundador e responsável, Tom Walkinshaw – é o responsável pelo Supercat, o seu novo Super-GT, baseado no lendário Jaguar XJS. O novo modelo foi criado por uma equipa liderada pelo diretor e cofundador da TWR, Fergus Walkinshaw, que reuniu designers de marcas como McLaren, Ferrari, Porsche, Williams e Renault F1.

A TWR não é um nome facilmente associável ao mundo automóvel: para tal, é preciso recuar às décadas de 1980 e 1990, quando a TWR obteve sucesso em diferentes disciplinas de corrida – endurance, touring, F1, entre outros… – e trabalhou no desenvolvimento e até na produção de modelos de estrada como o Jaguar XJ220, o Aston Martin DB7 ou o Renaul Clio V6, lembrou a publicação ‘L’Argus’.

Tom Walkinshaw morreu em 2010, mas o seu filho Fergus, responsável pela sua própria equipa FW Motorsport desde 2013, ressuscitou a TWR em 2020 com a ambição de colaborar com grandes fabricantes no design de veículos e produzir exclusivamente carros de grande sucesso: após três anos de trabalho, a empresa – agora chamada de TWR Performance – apresentou a sua primeira criação, o Supercat.

Serão fabricadas apenas 88 unidades, por encomenda, sendo já possível reservar uma: podem ser suas a um preço base de cerca de 270 mil euros – já as primeiras entregas estão anunciadas para o verão de 2025.

O modelo não se baseia apenas no XJS, mas também incorpora elementos de design inspirados em outros Jaguares de corrida icónicos da época, como o XJR-9, o XJR-15 ou o desportivo XJ220.

Fiel à sua tradição automóvel, o Supercat tem tração traseira e caixa manual de seis velocidades: debaixo do capot, está um motor V12 superalimentado, desenvolvido pelos engenheiros da TWR, com potência de 660 CV e torque máximo de 730 Nm.

O poderoso Supercat é feito de fibra de carbono e seu peso não ultrapassa 1.605 quilos, o que o torna mais leve (165 kg a menos) do que o XJS original. A carroceria, porém, é reforçada por uma estrutura tubular de aço. Opcionalmente, incorpora travões de disco carbono-cerâmicos, controlo de tração programável, controlo de lançamento e cinco modos de condução, para que o motorista adapte a dinâmica do carro às diversas condições da estrada e da pista.

Ler Mais





Comentários
Loading...