GNR e Guardia Civil espanhola iniciam hoje exercício de simulação ambiental ‘Libex-Lobo’
A Guardia Civil e a Guarda Nacional Republicana portuguesa realizam esta quarta-feira o exercício ambiental “Livex-Lobo” na localidade de Fermoselle (Zamora).
Um dos objetivos é promover a cooperação transfronteiriça para a sustentabilidade entre Espanha e Portugal. A SEPRONA e o SEPNA, através da sua Sede Central, organizam um exercício internacional de simulação ambiental que vai decorrer até sexta-feira.
Participam neste exercício unidades de ambos os países que, de forma conjunta e coordenada, estabelecem “Equipas Conjuntas” que devem enfrentar um quadro prático composto por incêndios florestais, descargas, tráfico ilegal e isco envenenado. Cada um destes incidentes coloca os cenários em ambos os países, uma vez que os eventos climáticos ou incidentes ambientais têm uma ligação e uma perspetiva que não reconhece limites geográficos ou fronteiras.
As equipas que participam na operação são compostas por pessoal do SEPRONA das províncias transfronteiriças de Pontevedra, Orense, Zamora, Salamanca, Cáceres, Badajoz e Huelva; e por pessoal do SEPNA dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Branganca, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.