Tem conta no Gmail? Veja a sua caixa de entrada e se tiver estes emails apague-os imediatamente

O Gmail foi alvo de um novo aviso preocupante… e não é um alerta que queira ignorar.

De acordo com os especialistas em cibersegurança da equipa da Check Point, foi descoberto uma ameaça de “grande escala” que utiliza a popular plataforma do Gmail para tentar roubar dados pessoais dos utilizadores. O ataque mais recente utiliza várias formas de enganar as pessoas para que descarreguem anexos cheios de malware que contêm o terrível bug ‘Rhadamanthys Stealer’.

Como funciona este ataque e como pode ficar seguro?

Em primeiro lugar, os burlões criam contas falsas do Gmail e começam a distribuir e-mails que se fazem passar por empresas legítimas. Estas mensagens sugerem que o utilizador violou os direitos de autor das suas contas pessoais de redes sociais, sendo então solicitada a remoção urgente.

As instruções sobre como retirar o conteúdo estão incluídas na mensagem com os utilizadores direcionados para descarregar um ficheiro.

Se se deixar enganar, isto desencadeia instantaneamente a infeção do dispositivo e instala a versão mais recente do ladrão Rhadamanthys, que pode então começar a espiar PC e obter dados altamente pessoais.

“A Check Point Research identificou recentemente uma campanha de phishing em grande escala utilizando uma nova versão do infame Rhadamanthys Stealer, um malware sofisticado concebido para extrair dados de máquinas infetadas”, confirmou a equipa da Check Point, citado pelo tabloide britânico ‘Daily Mirror’.

“Os atacantes disfarçam-se de várias empresas legítimas, alegando que as vítimas cometeram violações de direitos de autor nas suas páginas pessoais do Facebook. São mensagens personalizadas para cada alvo para informar a vítima sobre a sua alegada violação de direitos de autor.”

Segundo a Check Point, uma das coisas mais alarmantes nesta última campanha é o grande volume de e-mails falsificados que foram divulgados – confirmou ainda que 70% das empresas personificadas pertenciam aos setores do entretenimento, media, tecnologia e software.

Portanto, se a sua caixa de entrada estiver inundada com mensagens que alegam que está a infringir as leis de direitos de autor, tenha cuidado antes de agir e não descarregue nenhum anexo para o seu PC, pois pode ter uma surpresa desagradável instalada.

Ler Mais





Comentários
Loading...