Alemanha reporta primeiro caso da nova variante mpox: em que países já foram confirmadas infeções?

O Instituto Robert Koch, entidade de referência no controlo de doenças infecciosas na Alemanha, confirmou esta terça-feira o primeiro caso da nova variante do clado 1b da doença mpox: de acordo com as autoridades, o paciente foi infetado no estrangeiro.

Este é o segundo caso da nova variante 1b na Europa, sendo que a primeira foi detetada em agosto último, na Suécia, numa pessoa que viajou recentemente para um país africano onde contraiu a doença.

Ao contrário da variante que provocou o alerta em 2022, transmitida principalmente através de contacto sexual, esta nova variante propaga-se através do contacto regular, o que explica por que tem afetado crianças nos países africanos onde decorre a pandemia.

Em setembro, a diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Pamela Rendi-Wagner, sublinhou que o risco para a população europeia contra o mpox “é baixo” e indicou não se estar a enfrentar “um novo Covid-19”. No entanto, a Organização Mundial de Saúde declarou a mpox uma emergência de saúde pública global pela segunda vez em dois anos em agosto último.

A Índia tornou-se, esta terça-feira, o terceiro país fora de África a confirmar um caso da forma do clado 1b do vírus mpox, que se tem estado a espalhar rapidamente, sem que se saiba muito sobre a variante. e pouco se sabe sobre a estirpe. Em que países já foram detetados casos de infeção? Alemanha, Suécia, Índia, Rep. Democrática do Congo, Burundi, Tailândia, Quénia, Ruanda e Uganda.




Comentários
Loading...