Quer saber se a mensagem que recebeu é fraude? Há três palavras mágicas a que deve prestar atenção

Receber uma mensagem – em regra, via SMS – fraudulenta tornou-se a norma em todo o mundo: em Portugal, na Europa, igualmente nos Estados Unidos. Nos EUA, não faltam relatos de mensagens aparentemente aleatórias, com uma oferta de emprego ou até mesmo um simples cumprimento de números desconhecidos.

É uma ‘praga’ sem solução à vista, a não ser que se pretenda regressar há meio século, quando os telemóveis ainda eram uma miragem. No entanto, há truques para detetar uma mensagem fraudelenta à distância. De acordo com os especialistas, indicou o tabloide britânico ‘Daily Mail’, foram identificadas três palavras específicas que são sinais reveladores de uma fraude.

Os cibercriminosos utilizam desproporcionalmente as palavras “Faça a gentileza” (“Would you kindly”, na versão inglesa) nos seus textos: segundo os especialistas, tal se deve ao facto de o remetente ser geralmente estrangeiro e o inglês não ser a sua primeira língua.

Os esquemos de mensagens fraudulentos não para de aumentar: estima-se que os americanos tenham recebido cerca de 19,2 mil milhões de textos fraudulentos desde março deste ano – os esquemas de texto podem variar desde alguém a dizer um simples ‘olá’ até uma oportunidade de emprego – até mesmo um suposto aviso do IRS destinado a induzi-lo a pensar que é legítimo.

Felizmente, há formas de saber se está a ser enganado, entre os quais a ‘frase mágica’ de três palavras. Tim Bajarin, analista de tecnologia veterano com 40 anos de experiência, destacou, em declarações à ‘Readers Digest’: “Vai ouvir frequentemente o termo a ser utilizado em países com influência britânica, talvez outrora um país colonial, onde o inglês não é a sua língua materna [como a Nigéria, Índia e Paquistão].”

Uma mensagem pode também pedir ao destinatário que envie “gentilmente” informações, seja um número de Segurança Social, informações bancárias ou de cartão de crédito ou sobre como efetuar um pagamento. Embora “gentilmente” não seja gramaticalmente errado, o facto de não ser utilizado nos EUA significa que deve ser sinalizado da mesma forma que se olharia para um texto enviado com erros ortográficos ou gramaticais, alertou Bajarin.

Os burlões sabem que as pessoas estão a adotar as suas táticas e começaram a mudar de assunto, enviando textos mais amigáveis que parecem vir de alguém que talvez conheça. O texto pode dizer: “Olá, como está?” ou “Vou chegar atrasado à reunião” para ganhar a sua confiança e fazer com que responda. Abrir uma mensagem de alguém que parece conhecer pode parecer inofensivo, mas os especialistas alertam que não deve responder.

De acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC), os cibercriminosos utilizam frequentemente esta janela de oportunidade para iniciar uma conversa que levaria a uma fraude, pedindo desculpa e tentando manter a conversa.

Quando ganharem a sua confiança, tentarão oferecer conselhos sobre como investir em criptomoedas ou alegarão que lhe podem ensinar os segredos para ganhar muito dinheiro nos mercados criptográficos. Por uma taxa, claro. Mas é tudo uma fraude e eles simplesmente roubarão o seu dinheiro”, disse a FTC.

Ler Mais



Comentários
Loading...