Alemanha anuncia pacote militar de 1,4 mil milhões de euros para a Ucrânia
O chanceler alemão Olaf Scholz anunciou esta sexta-feira uma nova ajuda militar para a Ucrânia, juntamente com apoio à infraestrutura energética do país, fortemente danificada pelos ataques russos, durante uma visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a Berlim.
“A Alemanha é o maior apoiante militar da Ucrânia na Europa”, assinalou Scholz. “Vai continuar assim. Posso garantir isso.”
O pacote de apoio a Kiev totaliza 1,4 mil milhões de euros, que provém de várias fontes, incluindo dinheiro federal não utilizado e iniciativas internacionais de arrecadação de fundos: segundo o chanceler, Bélgica, Dinamarca e Noruega também ajudaram a fornecer a nova ajuda.
No pacote vão estar incluídos sistemas de defesa aérea Skynex, canhões antiaéreos Gepard, tanques, obuses, além de veículos blindados, drones, sistemas de radar e projéteis de artilharia, sublinhou o chefe de Governo germânico, salientando que estarão disponíveis cerca de 170 milhões de euros em financiamento para o sistema energético da Ucrânia.
Recorde-se que Zelensky chegou a Berlim para apresentar o seu plano de vitória a Scholz e persuadi-lo a fornecer mais ajuda militar, que o líder ucraniano diz ser necessária para forçar o Kremlin a negociações de paz – o presidente ucraniano esteve, nas últimas 24 horas, no Vaticano, além de se ter reunido com os líderes do Reino Unido, França e Itália, bem como com o novo secretário-geral da NATO, Mark Rutte.
Today is our third meeting this fall with Chancellor of Germany, Olaf Scholz @Bundeskanzler, and perhaps one of the most important throughout the entire period of the full-scale war. We are now presenting our key friends with our strategy for bringing peace to Ukraine—a plan of… pic.twitter.com/Klter03FRB
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 11, 2024