Trump pretende assinar novo acordo nuclear com Irão se regressar à Casa Branca

Administração Trump viveu momentos de grande tensão com o Irão, sobretudo após a morte do general Qasem Soleimani, num bombardeamento americano em janeiro de 2020

Francisco Laranjeira
Setembro 27, 2024
12:47

Donald Trump sinalizou, esta quinta-feira, a sua vontade de assinar um acordo com o Irão se regressar à Casa Branca depois das eleições presidenciais de novembro próximo: recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros de Teerão, Abbas Araqchi, abriu recentemente as portas para iniciar uma nova ronda de negociações relativamente ao seu programa nuclear.

“Temos de chegar a um acordo porque as consequências são impossíveis. Temos de chegar a um acordo”, avançou o antigo presidente americano, na Trump Tower, em Nova Iorque. Aproveitou o momento para destacar que ambas as partes teriam chegado a um acordo “se os resultados das eleições presidenciais de 2020 tivessem sido corretos” – o acordo, sustentou, teria sido assinado na semana seguinte à realização das eleições porque teria deixado o Irão “sem dinheiro”.

“Ele (a Administração Biden) também poderiam tê-lo feito, mas não tinham ideia de como fazê-lo. Eles poderiam ter feito isso porque eu dei-lhes um país que queria fazer um acordo . Teriam de o fazer. Não haveria dinheiro para o Hamas, não havia dinheiro para o Hezbollah porque o Irão não teria dinheiro”, garantiu Trump.

Recorde-se que a Administração Trump viveu momentos de grande tensão com o Irão, sobretudo após a morte do general Qasem Soleimani, num bombardeamento americano em janeiro de 2020.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/eua-eleicoes-trump-denuncia-ameacas-do-irao-a-sua-vida/

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.