Combustíveis: preços voltam a subir hoje. Saiba quanto vai pagar a mais quando atestar o depósito

A partir desta segunda-feira, conte com uma subida no preço dos combustíveis: será a segunda consecutiva em que o bolso dos condutores portugueses fica mais ‘vazio’ na hora de atestar o depósito. “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços de 1,5 cêntimos por litro na gasolina e em 1 cêntimo no litro de gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Executive Digest’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a mesma linha. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,0144 euros na gasolina e de 0,0064 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

O agravamento do preço dos combustíveis pode ficar ainda mais marcado se o Governo voltar a avançar para aqueles que têm sido sucessivos descongelamentos das taxas de carbono: na passada segunda-feira – a terceira vez consecutiva -, a taxa de carbono agravou-se em 1,5 cêntimos por litro na gasolina e 1,6 cêntimos no gasóleo. Assim, o encargo da taxa de carbono para os consumidores, por litro de combustível, passam a ser de 18,4 no caso da gasolina e de 20 cêntimos/litro no caso do gasóleo.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo desvalorizou cerca de 3,2 cêntimos por litro enquanto o da gasolina está praticamente na mesma, tendo descido 0,8 cêntimos. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa praticamente o mesmo do que no início de janeiro (mais 48 cêntimos). Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos menos 1,92 euros do que na primeira semana do ano. Consulte em baixo a evolução dos preços em 2024:

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,651 euros enquanto o do gasóleo vale 1,535 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em nono lugar entre os países com a gasolina mais cara dos países da UE, menos de 2,3 cêntimos abaixo da média europeia e 14,9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição.

Sem impostos, combustíveis seriam mais baixo em Portugal do que em Espanha

A carga de impostos no mercado nacional de combustíveis coloca o valor a pagar pelos consumidores portugueses superior ao valor em Espanha. Se não, atente: em Portugal, sem carga fiscal, o preço da gasolina 95 seria de 0,707 euros/litro, até mais barato do que o gasóleo (0,743 euros/litro). Já do outro lado da fronteira, estes valores cifram-se em 0,768 euros/litro e 0,761 euros/litro, respetivamente.

Ler Mais





Comentários
Loading...