Tem conta no Gmail? Google está a avisar e a eliminar utilizadores. Saiba se está em risco de ser excluído

A Google começou a eliminar contas de utilizadores do Gmail que se enquadram numa categoria específica, deixando muitos a correr o risco de perderem o acesso às suas contas. Esta ação surge na sequência da política da empresa para otimizar a gestão de contas inativas, afetando os cerca de 1,8 mil milhões de utilizadores do serviço.

A gigante tecnológica define uma conta inativa como aquela que não é usada há mais de dois anos, abrangendo todo o conteúdo da conta Google, incluindo o Gmail, Google Docs, Drive, Meet, Calendário e Fotos. Desta forma, os utilizadores que tenham contas inativas por esse período correm o risco de perderem os seus dados, e-mails e documentos armazenados.

Contudo, o Google esclarece que há medidas simples que podem ser tomadas para evitar a exclusão da conta. As ações que garantem a atividade de uma conta incluem ler ou enviar um e-mail, partilhar uma foto, assistir a um vídeo no YouTube enquanto se está autenticado, ou usar o Google Drive e a Pesquisa. Realizando uma destas ações pelo menos uma vez por ano, a conta fica protegida.

Para quem tem várias contas de Gmail e enfrenta dificuldades em geri-las, uma solução recomendada é configurar o reencaminhamento automático de e-mails para uma única caixa de entrada. No entanto, é importante reforçar a segurança com a autenticação de dois fatores, de modo a proteger as contas de acessos indesejados.






Comentários
Loading...