Primeiros vídeos da OceanGate mostram protótipo do submarino ‘Titan’ a meter água anos antes da malograda expedição
Um vídeo de um protótipo inicial do submergível ‘Titan’ voltou à luz do dia, onde se pode ver o submarino turístico a sofrer uma “aparente intrusão de água” durante testes realizados anos antes da catástrofe que ceifou cinco vidas.
Nas imaginas, é possível ver-se o CEO da OceanGate, Stockton Rush (um dos malogrados na implosão do ‘Titan’), a explicar que o uso de fibra de carbono no design “nunca foi feito neste tamanho ou nesta profundidade”.
Embora a investigação sobre o desastre de junho passado ainda esteja em marcha, os especialistas têm especulado que o casco “experimental” de fibra de carbono do ‘Titan’ enfraqueceu gradualmente ao longo do tempo, culminando na implosão.
No vídeo surge um modelo com um terço do tamanho do que se tornaria o primeiro submersível da empresa, o ‘Cyclops’, e mais tarde, o ‘Titan’, e tornou claro que o projeto não sobreviveria aos destinos pretendidos com águas à pressão equivalente a 3.000 metros. “A uma profundidade de cerca de 3.000 metros, o teste foi abortado pela aparente intrusão de água numa das cúpulas de fibra de carbono”, diz o narrador do vídeo.
“Essa é a parte mais arriscada do teste e a mais difícil de analisar porque nunca foi feita. Não há dados de teste sobre como a fibra de carbono responderá às pressões”, salientou Rush.
Para contextualizar, os destroços do ‘Titanic’ também estão a uma profundidade de 3.000 metros no Oceano Atlântico Norte, onde o navio está desde que atingiu um iceberg em abril de 1912, matando mais de 1.500 pessoas.
As obras de construção do ‘Cyclops 1’ começaram em 2013 e o submersível foi finalmente revelado em 2015. No vídeo, porém, mostra o submarino conhecido como ‘Cyclops 2’, que mais tarde foi renomeada para ‘Titan’.
Embora não esteja claro exatamente quando foi filmado este vídeo, as primeiras peças do submersível foram encomendadas pela OceanGate em dezembro de 2016. Em março de 2018, a OceanGate concluiu o condenado ‘Titan’.
A filmagem do protótipo do ‘Titan’ foi reapresentada por um grupo de descendentes de passageiros reais do ‘Titanic’ na rede social ‘X’, depois de o vídeo ter sido removido do ‘YouTube’.
Testing of the 1/3 scale Cyclops 2, the precursor of Titan. The test was aborted at 3,000 meters (9,842 ft) due to water intrusion of the viewing dome (@ 1:29').
(This has already been removed from YouTube).
#Titanic #RMSTitanic #Titan #Oceangate pic.twitter.com/eEex7Tp6SP— Titanic Memorial Lighthouse (@TitanicNewYork) August 9, 2024
Autoridades dos EUA recuperam restos mortais das vítimas do Titan e destroços do submersível