A ideia de fotocopiar dinheiro, sobretudo por miúdos, dava a sensação que se poderia ficar multimilionário num instante: no entanto, naturalmente, nunca poderia ser fácil. Uma nota real é feita de materiais especiais e é impossível de replicar imprimindo em papel, ainda que a maioria das pessoas nunca tenha parado de tentar.
Para o criador de conteúdos para redes sociais, Arun Maini, referiu a publicação ‘El Economista’, foi a oportunidade para testar esta fantasia que toda a gente já teve em algum momento.
A curiosidade do influencer era saber o que acontecia se fotocopiasse dinheiro, pelo que reuniu diversos tipos de notas: primeiro, um dólar, mas quando carregou no botão imprimir, surgiu uma mensagem de erro na máquina. Depois, libras esterlinas, mas novamente surgiu na impressora uma mensagem de impressão cancelada.
Para ter a certeza de não se tratar de um problema com a impressora, pegou numa nota do jogo ‘Monopólio’ e tentou imprimi-lo: para sua surpresa, desta vez a máquina funcionou e tirou uma fotocópia da nota.
Após a experiência, Arun Maini investigou o assunto e descobriu que havia uma razão pela qual nenhuma impressora permitia a fotocópia de notas reais. E independentemente do país a que pertencem ou do valor da referida nota, todas possuem padrões específicos concebidos para prevenir a falsificação.
A maioria é invisível ao olho humano, mas os scanners de todas as impressoras do mundo são capazes de os detetar e bloquear diretamente a impressão. Por exemplo, as notas de euro têm o que se chama a constelação EURion, devido à sua semelhança com a constelação de Orion, mas está camuflada e é por isso que não a vemos.
Além de não poder ser feito em nenhuma impressora, não é recomendável que tente, pois a fotocópia de notas é um crime grave que pode levar a graves consequências jurídicas. Por isso, não tente por si mesmo.
@mrwhosetheboss What happens when you photocopy money? 👀














