O governo de Nicolás Maduro tem implementado um sistema de recompensas destinado a estimular a repressão, com o objetivo de aterrorizar a sociedade venezuelana e suprimir protestos contra a alegada megafraude eleitoral de 28 de junho, considerada o maior na História da América Latina. Este sistema de incentivos inclui pagamentos em dinheiro, promoções automáticas e férias para aqueles que participam na detenção de opositores, ativistas da sociedade civil e cidadãos que defenderam o voto nas eleições.
Segundo relatos recolhidos por El Mundo, um membro da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) expressou sua satisfação ao comentar com pessoas próximas: “Nunca na vida me tinham pago tanto dinheiro como nesta cruzada contra o fascismo”. O comentário reflete a satisfação entre os agentes revolucionários diante das recompensas substanciais oferecidas pelo governo de Maduro a quem “luta contra a seita satânica” que, segundo a narrativa bolivariana, tentou impor um “golpe de Estado cibernético”.
O sistema repressivo chavista começa com a identificação das vítimas, tarefa realizada por dirigentes e militantes revolucionários, desde líderes comunais até os famosos “patriotas cooperantes”, frequentemente mencionados por Diosdado Cabello, o segundo no comando da revolução. Estes colaboradores fornecem informações detalhadas sobre as vítimas às forças de segurança, incluindo nomes, endereços, números de telefone e hábitos diários. As detenções são então realizadas por diferentes forças, como o Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN), a Direção Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM), e a Polícia Nacional Bolivariana (PNB), que utiliza as remanescentes Forças de Ações Especiais (FAES).
Se a captura é bem-sucedida, cada membro da brigada responsável pela operação recebe 100 dólares por detido, pagos como um bônus diretamente na folha de pagamento do funcionário. Além disso, há um incentivo para promoção: ao atingir 15 detenções, os agentes são automaticamente promovidos de patente, e ao cumprir as metas estabelecidas pelos seus superiores, ganham uma semana de férias.
A repressão também envolve coerção para que os detidos gravem vídeos incriminando líderes opositores, uma prática comum nos órgãos de Inteligência venezuelanos. Paralelamente, os agentes aumentam seus rendimentos através de extorsões, conhecidas localmente como “matracas”, onde familiares dos detidos são forçados a pagar quantias consideráveis para assegurar a libertação de seus entes queridos. Nas grandes cidades, o valor das extorsões pode variar entre 1.000 e 5.000 dólares, enquanto nas áreas rurais os montantes são menores, mas ainda substanciais, entre 800 e 1.000 dólares.
O sociólogo Rafael Uzcátegui, diretor do Laboratório de Paz, afirmou a El Mundo que a extorsão se tornou uma prática comum entre os funcionários, que são tolerados pelo governo como forma de silenciar eventuais dissidências internas. “O triunfo de Nicolás Maduro é uma mentira sustentada agora por 3,3 milhões de pessoas, que em sua grande maioria sabem perfeitamente o que aconteceu. A extorsão contra os detidos tornou-se massiva porque, entre outras coisas, o governo está pagando dessa maneira, permitindo que os funcionários sustentem uma mentira dessas proporções”, explicou Uzcátegui.
Maduro continua a incitar seus seguidores a manterem a repressão, afirmando que “o fascismo jamais chegará ao poder”. Esta postura tem sido categorizada como “terrorismo de Estado” pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Além disso, as forças armadas também se beneficiam das recompensas implementadas pela revolução. Na cadeia de comando, é de conhecimento geral que os 2.000 generais da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) e da GNB estão envolvidos no esquema de corrupção mantido pelo chavismo. Apesar das sanções internacionais, a máquina de corrupção da revolução bolivariana continua a operar, com desvios de fundos que, em 25 anos, já ultrapassam os 500 mil milhões de dólares.
Os tribunais militares, formados por coronéis e tenentes-coronéis, têm sido estabelecidos em paralelo ao tribunal antiterrorista de Caracas, com o sonho de muitos destes oficiais de se tornarem parte do seleto grupo de generais promovidos por Maduro. As audiências telemáticas resultaram na transferência de centenas de jovens para prisões notórias como Yare 3, Tocuyito e Tocorón. Estas prisões, anteriormente esvaziadas em operações especiais, incluem fugitivos como o famoso Niño Guerrero, líder da megabanda transnacional El Tren de Aragua.
Antes das eleições de 28 de junho, o número de prisioneiros políticos na Venezuela era de 305, de acordo com o Foro Penal, que já inclui as detenções realizadas durante a campanha, principalmente de dirigentes ligados ao comando opositor e a María Corina Machado. Após as operações repressivas ordenadas por Maduro, esse número deve ultrapassar as outras ditaduras do continente, como Cuba, que tem 1.119 presos políticos segundo a Prisoners Defenders, e a Nicarágua, com 150 após várias operações de desterro para os Estados Unidos e o Vaticano.














