‘Golpe Wangiri’: o que é, como funciona e sobretudo porque não deve ligar de volta
O crime cibernético tem ‘galopado’, como consequência direta da digitalização das nossas vidas, o que abre a porta a centenas de formas para os cibercriminosos cometerem fraude, roubar dinheiro ou informações privadas dos utilizadores.
Dentro do mesmo golpe, conseguem recriar centenas de variações do mesmo para o fazer parecer algo totalmente diferente, a ponto de a vítima, mesmo ciente de algum tipo de perigo, não consegue detetar estar a ser alvo de um esquema.
De acordo com o jornal espanhol ‘El Economista’, há centenas de técnicas para nos enganar, umas mais claras do que outras – há ainda algumas em que nem entendemos como se retiram benefícios com isso.
É o caso do golpe ‘Wangiri’, uma estratégia que se tornou muito popular pela sua aparente facilidade: no fundo, consiste apenas numa chamada em que lhe desligam o telemóvel na cara assim que atende.
Se por acaso já lhe aconteceu receber uma chamada, atender e ver a chamada desligada, nesse momento nem pensa muito e decide devolver a chamada: e embora atendam do outro lado, ninguém lhe vai responder, o que ao final de alguns segundos o faz desligar.
Embora nem sempre seja o caso, mas se isso já aconteceu, há uma boa probabilidade de ter sido vítima de um golpe: isto porque, em muitos casos, o número para o qual ligou tem uma tarifa especial que cobra pelo estabelecimento da ligação e pelo tempo.
Como evitar esse golpe?
Felizmente, o método mais eficaz para se prevenir é simples: o segredo é não devolver a chamada que acabaram de fazer – o que por vezes por não sei fácil, sobretudo quando esperamos uma chamada importante de um número que não temos guardado.
Se for o caso, verifique de todas as formas possíveis o número que lhe liga: olhe por exemplo para o prefixo (em Portugal é +351), pelo que algo diferente começa a ser suspeito. De acordo com a Guarda Civil espanhola, há uns que são especialmente perigosos, bem como aqueles que começam por +803, +806 ou +807, que também têm tarifas especiais.
¿Conoces el timo de la llamada perdida? 📞
No devuelvas perdidas de estos prefijos:
355 👉 Albania
225 👉 Costa de Marfil
233 👉 Ghana
234 👉 NigeriaTe cobrarán una tarificación especial. pic.twitter.com/tVIinOZ4ZC
— Guardia Civil (@guardiacivil) June 6, 2022