O historiador grego Arriano salientou, nos seus escritos, que apreciava a glória da vitória nos Jogos Olímpicos, mas também advertiu que era muito difícil alcançá-la. “Deseja conquistar uma vitória olímpica? Eu também, pelos deuses! Mas considere os assuntos que vêm antes disso e os que se seguem, e só quando o tiver feito, ponha a mão na tarefa.”
A tarefa, salientou, estava longe de ser fácil. “É necessário submeter-se à disciplina, seguir uma dieta rigorosa, abdicar dos bolos doces, treinar por compulsão, a uma hora fixa, no calor ou no frio; não deves beber água fria, nem vinho só quando te apetecer; deve ter-se entregado ao seu treinador exatamente como faria com um médico.”
Arriano não exagerava: para os antigos atletas, o caminho para a glória olímpica era longo e árduo, tal como o é atualmente para os atletas modernos. Tem a palavra Constantino Panegyres, investigador da antiguidade greco-romana da Universidade de Melbourne (Austrália), que no site ‘The Conversation’ deixou uma luz sobre a experiência dos antigos atletas a treinar e a competir nos Jogos Olímpicos da antiguidade.
Agendas preenchidas dos atletas
Os antigos atletas olímpicos tinham um calendário agitado, sendo que os jogos de Olímpia não foram a única competição atlética de grande prestígio no mundo grego antigo. Havia mais três jogos famosos que os melhores atletas queriam ganhar – os jogo Píticos (celebrados a cada quatro anos), os jogos de Neméia (a cada dois anos), tais como os jogos Ístmicos. Normalmente, um ou dois destes jogos aconteciam a cada ano.
Em conjunto, estes quatro jogos formaram os “períodos” (circuito). Se um atleta ganhasse prémios em todos os quatro jogos consecutivos, era declarado “periodonikes” (vencedor do circuito), o que lhe granjeava enorme fama.
Treino para os jogos
Os atletas olímpicos faziam tudo o que podiam para tentar obter vantagem competitiva. O famoso lutador Milo de Crotona – que floresceu por volta de 536-508 a.C. – tinha métodos de treino lendários. Rezam as crónicas que comia grandes quantidades para manter a força física. Todos os dias “comia 20 minas (cerca de 8,72kg) de carne, juntamente com igual quantidade de pão, e bebia três jarras de vinho”, segundo Ateneu de Náucratis (século II d.C.).
Para o condicionamento físico, Milo praticava o transporte de um vitelo recém-nascido todos os dias até que este se transformasse num touro. Estava longe de ser o único lutador a treinar com animais: de acordo com o historiador Eusébio de Cesareia (século IV d.C.), Amesinas de Barca (vencedor da luta olímpica em 460 a.C.) costumava treinar a luta de touros enquanto tratava do gado. Ele até trouxe um touro para Olympia como parceiro de treino.
E a nutrição – e o sexo?
Foram muitos os atletas que tentaram atingir a melhor condição física testando dietas especiais. O corredor Chionis de Esparta (meados do século VII a.C.) – que, segundo o viajante Pausânias (século II d.C.), conquistou sete vitórias olímpicas (quatro no “stadion” e três no “diaulos”) – era conhecido por treinar numa dieta de figos secos.
Outros atletas olímpicos vitoriosos, como Eurímenes de Samos (século VI a.C.) e Drômeo de Estínfalo (século V a.C.), eram a favor de uma dieta baseada apenas em carne. Relatou Ateneu de Naucratis sobre um atleta tebano ativo durante ou antes do século II a.C. que “venceu todos os seus adversários só comendo carne de cabra”. Não nos é dito o nome deste atleta, mas Ateneu acrescenta: “As pessoas gozavam com o atleta porque o seu suor cheirava mal.”
Muitos atletas olímpicos acreditavam que a abstenção sexual lhes dava uma vantagem competitiva.
Ico de Tarento, vencedor no pentatlo em 476 a.C., acreditava que a abstinência de sexo era uma das razões do seu sucesso: “Durante todo o período da sua formação”, diz o filósofo Platão (c. 429-347 a.C.), “nunca tocou numa mulher, nem ainda num menino.” Outros vencedores olímpicos famosos por se absterem de sexo foram os corredores Astylus of Croton (vitorioso em 488, 484 e 480 a.C.) e Crison of Himera (vitorioso em 448, 444 e 440 a.C.).
Seguindo as regras do Olympia
Não era qualquer pessoa elegível para competir nos Jogos Olímpicos: a partir de 632 a.C., foram realizados eventos separados nos Jogos Olímpicos para competidores rapazes (menores de 18 anos) e competidores adultos do sexo masculino. O escritor Filóstrato de Atenas (c. 170-250 d.C.) explica que um concorrente para provas masculinas era elegível “se tem uma tribo e uma cidade natal, se tem um pai e uma família, se nasceu livre e não é ilegítimo”.
Da mesma forma, os concorrentes adultos do sexo masculino tinham de ser cidadãos e nascidos livres (não escravos). Os atletas que competiam no Olympia tinham de prestar juramento a Zeus de que durante os dez meses anteriores aos jogos tinham “seguido rigorosamente os regulamentos de treino”, como nos conta Pausânias.
No mês anterior aos Jogos Olímpicos, os atletas residiam no Elis para se prepararem para os jogos. Aí eram supervisionados pelos juízes olímpicos – os “Hellanodikai” –, notáveis pelas suas vestes roxas e pela vara bifurcada que transportavam para vencer os atletas que infringiam as regras.
Durante este mês, os atletas treinavam e competiam em provas experimentais. Aqueles considerados abaixo do padrão nas fases de teste não eram autorizados a participar na competição propriamente dita. Nesse mês, os juízes olímpicos também decidiam quem iria competir contra quem nos jogos por sorteio.
Competição
Cada evento nas Olimpíadas era estritamente supervisionado pelo Hellanodikai. Se um atleta desrespeitasse as regras, havia punições: o atleta seria espancado por um dos juízes com a vara, desclassificado ou multado (ou os três). Por exemplo, o pugilista Cleomedes de Astypalaea ficou famoso por quebrar as regras durante um combate de boxe em Olímpia, em 496 ou 492 a.C., e matar o seu adversário Íco de Epidauro.
Os atletas vitoriosos recebiam coroas de oliveiras em apresentação aos presidentes.














