Fim de semana ‘dividido’: Calor tórrido no sábado dá lugar a neblina e descida das temperaturas no domingo
Este fim de semana de agosto será mais um de ‘duas caras’. com condições meteorológicas marcadamente distintas em Portugal. De acordo com o a análise dos modelos meteorológicos considerados pelo portal LusoMeteo, o sábado será caracterizado por um calor intenso, especialmente no interior, enquanto o domingo apresentará uma mudança significativa com a chegada de neblinas e uma descida nas temperaturas.
No sábado, o tempo será amplamente favorável para atividades ao ar livre, embora com alguns alertas do IPMA, inclusive dois avisos vermelhos. A previsão indica um céu geralmente pouco nublado, com nuvens médias e altas a afetar principalmente o Norte de Portugal. O litoral poderá desfrutar de um dia ensolarado, embora se deva estar atento à possibilidade de neblinas.
O tempo será muito quente, especialmente no Interior do país, com temperaturas a atingir até 45ºC nos vales do Douro e 43ºC em outras áreas quentes do Interior Norte. No litoral, as temperaturas oscilarão entre 26 e 33ºC.
A mudança no fluxo de vento será crucial: inicialmente, o vento virá do quadrante leste, rodando para sudoeste no litoral e sudeste no interior. Esta circulação irá trazer ar quente e umidade, bem como poeiras de África. No entanto, as condições podem mudar rapidamente no domingo.
O domingo trará uma transição notável com uma descida das temperaturas e a chegada de neblinas persistentes. O vento mudará para o quadrante oeste-noroeste, trazendo ar mais fresco e húmido, o que favorecerá o aumento da umidade e a formação de neblinas, especialmente ao longo do litoral.
O dia será marcado por uma descida de 3 a 6ºC nas temperaturas, oferecendo um alívio após o calor intenso do sábado. As condições de neblina poderão afetar as praias, e chuviscos são possíveis junto ao mar.