IRS: Finanças já pagaram 3,1 mil milhões de euros em reembolsos até agosto

Até ao dia 1 de agosto, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidou cerca de 6 milhões de declarações de IRS relativas aos rendimentos obtidos em 2023,  o que representa um aumento de 1,1% face ao ano anterior.

O gabinete liderado por Joaquim Miranda Sarmento revela que, destas, mais de 3 milhões originaram reembolsos de IRS, no montante global de 3,1 mil milhões de euros, mais 59,5 milhões de euros do que no ano anterior.

Originaram ainda a emissão de 1,2 milhões de notas de cobrança no valor de 2,2 mil milhões de euros, um valor inferior em 596 milhões de euros do que no ano passado.

Até ao primeiro dia de agosto, já haviam sido pagos, por transferência bancária, cerca de 2,9 milhões de reembolsos, no montante de aproximadamente 3 mil milhões de euros, sendo o prazo médio de reembolso de 24,2 dias.

No caso dos reembolsos do IRS automático, pagos por transferência bancária, o prazo médio de reembolso foi de 12,9 dias, revela o Ministério das Finanças.

Segundo a lei, o prazo máximo estabelecido para a Autoridade Tributária e Aduaneira realizar a entrega do reembolso de IRS é de 31 de agosto. Esta data limite só é aplicada se respeitar os restantes prazos do IRS para 2024, que ditam que a entrega da declaração de IRS terá de ser feita até 30 de junho.

Ler Mais



Comentários
Loading...