PPR: Apenas 1 em cada 10 portugueses subscritores tem menos de 40 anos

Apenas 10% dos subscritores de Planos de Poupança Reforma (PPR) em Portugal têm menos de 40 anos, segundo o Livro Verde sobre a Sustentabilidade do Sistema Previdencial, apresentado recentemente pelo Governo aos Parceiros Sociais.

Executive Digest

Apenas 10% dos subscritores de Planos de Poupança Reforma (PPR) em Portugal têm menos de 40 anos, segundo o Livro Verde sobre a Sustentabilidade do Sistema Previdencial, apresentado recentemente pelo Governo aos Parceiros Sociais.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

A análise detalhada dos dados mostra que 31% dos subscritores têm entre 50 e 59 anos, enquanto quase 37% têm mais de 60 anos. Entre os 30 e 39 anos, apenas 8% aderem a este tipo de plano, revela o ‘Negócios’.

O estudo revela ainda que menos de 20% da população portuguesa subscreve PPR, sendo que são os contribuintes com rendimentos mais elevados os maiores adeptos deste tipo de poupança. De acordo com o Inquérito à situação financeira das famílias de 2020, 18,7% das famílias residentes em Portugal detinham algum plano de poupança para a reforma. Este valor, apesar de ainda reduzido, representa um aumento significativo em relação a 2017, quando apenas 13,2% das famílias possuíam estes ativos.

A análise também mostra que nas classes de menores rendimentos, a percentagem de famílias com PPR não excedia 13%. Em contraste, nas classes de maiores rendimentos, a adesão elevava-se a 31% na classe entre os percentis 80 e 90, e a 41% na classe acima do percentil 90.

Entre 2015 e 2019, os montantes investidos em PPR cresceram cerca de 40%, mas desde então, tem-se observado uma contração, atribuída à perda de poder de compra das famílias e à baixa dos mercados financeiros.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.