A Câmara Municipal de Lisboa está a desenvolver um novo regulamento para a atividade dos veículos de animação turística, com destaque para os tuk-tuks, visando um regime mais disciplinado que minimize os conflitos com a circulação rodoviária e melhore a convivência com a comunidade.
A reorganização dos locais de paragem e estacionamento desses veículos será uma das principais mudanças, limitando os espaços disponíveis.
De acordo com o ‘Público’, será realizada uma reunião na próxima quarta-feira, envolvendo várias entidades, como a Associação Nacional dos Condutores de Animação Turística (ANCAT), que contará também com a participação do vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, além de representantes da Polícia Municipal, EMEL e PSP.
Esta iniciativa surge em resposta às crescentes queixas dos moradores sobre a sobrecarga de tuk-tuks em locais turísticos, como o Miradouro da Senhora do Monte e o Rossio. A cidade do Porto também anunciou recentemente medidas semelhantes para controlar a atividade dos veículos turísticos. A autarquia de Lisboa, liderada por Carlos Moedas, pretende seguir este caminho, aguardando há muito um regulamento eficaz para o setor, cuja licenciamento é responsabilidade do Turismo de Portugal.




