Portugueses fazem 20 mil reclamações no Portal da Queixa em apenas 6 meses. Estão mais insatisfeitos com a banca e comunicações

O aumento generalizado do custo de vida em Portugal tem levado a uma onda de insatisfação entre os consumidores, refletida em quase 20 mil reclamações registadas no Portal da Queixa durante o primeiro semestre de 2024.

Pedro Gonçalves
Julho 24, 2024
17:13

O aumento generalizado do custo de vida em Portugal tem levado a uma onda de insatisfação entre os consumidores, refletida em quase 20 mil reclamações registadas no Portal da Queixa durante o primeiro semestre de 2024. Este aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023 ilustra a crescente preocupação dos portugueses com os preços de bens e serviços essenciais.

Os setores mais visados nas reclamações incluem a ‘Banca, Pagamentos e Investimentos’, que lidera com 15,6% das queixas, seguida de ‘Comunicações, TV e Media’ com 13,8%. A categoria ‘Água, Eletricidade e Gás’ também registou um número significativo de reclamações, representando 10,4% do total, enquanto ‘Informática, Tecnologia e Som’ absorveu 9,3%. O setor dos ‘Transportes Públicos, Aluguer e Condução’ figura em quinto lugar, somando 6,3% dos protestos dos consumidores, principalmente devido à subida de preços.



Gracinda Saraiva, uma consumidora, expressou a sua indignação contra a Caixa Geral de Depósitos: “Reclamo pois o spread que tinha no contrato anterior era de 0.05% e neste novo contrato colocaram 2%, reclamo pois além de não ter sido informada da alteração o qual não concordo e tal como informei não contratei um empréstimo novo.” Esta declaração sublinha as queixas frequentes no setor bancário relacionadas com alterações contratuais inesperadas.

Helder Carvalho, por sua vez, reclamou contra a APIN devido a uma “alteração de preços da água sem aviso prévio. Enviaram a nova tabela de preços junto com a fatura de janeiro”. Esta queixa reflete a insatisfação comum com os aumentos súbitos de tarifas de serviços essenciais sem notificação adequada.

De acordo com a análise do Portal da Queixa, os consumidores que mais reclamaram durante o primeiro semestre de 2024 são predominantemente homens entre os 35 e 44 anos, seguidos por mulheres entre os 25 e 34 anos. No total, 51,6% das reclamações foram registadas por homens, enquanto as mulheres representaram 48,4%.

Este cenário de insatisfação é um reflexo direto das dificuldades económicas enfrentadas pelos portugueses, com os aumentos de preços a pressionarem o orçamento das famílias. As reclamações não só demonstram a frustração dos consumidores, mas também destacam a necessidade de maior transparência e comunicação por parte das empresas e prestadores de serviços.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.