EIT Urban Mobility: «Portugal, um pilar das nossas operações»
María Paula Caycedo tem 20 anos de experiência em quatro países diferentes, três sectores e várias áreas de negócio, do desenvolvimento de produtos, marketing e vendas à expansão do negócio e orientação estratégica. Liderou com sucesso transformações sobre o que as pessoas fazem e como o fazem, tendo o porquê como o seu fio condutor.
Qual é a principal missão da EIT Urban Mobility e como está a ser cumprida?
A EIT Urban Mobility é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia, que visa acelerar soluções e a transição para um sistema de transportes centrado no utilizador, integrado e verdadeiramente multimodal. Através do seu compromisso para com a inovação e a colaboração, a nossa missão é acelerar a criação e a implementação de soluções que venham a melhorar o transporte urbano e reduzam significativamente as emissões e o congestionamento, aumentando dessa forma os padrões de vida urbanos. Enquanto interveniente fundamental na promoção da mobilidade urbana sustentável, a EIT Urban Mobility financia projectos pioneiros que promovem parcerias públicas, académicas e privadas e proporcionam formação profissional. Além disso, defende soluções que reduzem as emissões e melhoram de forma tangível a qualidade de vida nas nossas cidades, oferecendo uma visão promissora para o futuro. A EIT Urban Mobility trabalha em estreita colaboração com uma vasta comunidade de mais de 300 organizações parceiras e colabora com um ecossistema mais vasto de mais de 950 stakeholders em toda a Europa.
Quais os principais projectos para Portugal e que feedback têm?
No caso de Portugal, um pilar das nossas operações, registou-se um aumento significativo no número de iniciativas e projectos. Em 2023, implementámos 14 iniciativas diferentes, incluindo testes e programas académicos, com impacto substancial. À medida que avançamos em 2024, somamos 11 novos projectos e prevemos desenvolver novas iniciativas antes do final do ano. Desde a sua criação em 2020, a EIT Urban Mobility investiu quase três milhões de euros no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade urbana sustentável, sublinhando o nosso compromisso inabalável para com a sustentabilidade ambiental e a nossa crença no potencial de Portugal.
Um dos exemplos mais bem-sucedidos dos diferentes programas e iniciativas que desenvolvemos em Portugal é o caso do nosso programa Rapid Applications for Transport, RAPTOR. Concebido e implementado pela EIT Urban Mobility, o RAPTOR é um concurso que cria e testa rapidamente soluções para desafios de mobilidade urbana de nicho, para empresas e cidades em toda a Europa.
Em 2024, trabalhamos com a cidade de Vila Nova de Gaia e o seu desafio de capacitar os cidadãos para optarem por deslocações activas com informações melhoradas sobre percursos a pé e de bicicleta na plataforma de mobilidade existente, a MOB. Várias PME candidataram-se para resolver o desafio e a mais adequada vai começar a ser testada no próximo mês de Agosto.
Outro exemplo é o caso do projecto IMPULSE, que aborda a gestão de frotas de autocarros eléctricos utilizando dados em tempo real sobre o estado das baterias, os horários dos autocarros, os preços da energia e as condições da rede de transportes para uma optimização avançada. O projecto IMPULSE será testado com 59 autocarros eléctricos em Lisboa e cinco mini-autocarros em Kadıköy, ajudando a validar e a dimensionar a solução para diferentes contextos europeus.
Ou o caso do projecto Bicification, também implementado em Braga, que visava apoiar uma mudança modal para uma mobilidade verde e activa mediante um programa de gamificação baseado em recompensas.
Como colabora a EIT Urban Mobility com as cidades, as empresas e as instituições académicas?
Facilitamos as ligações entre institutos de investigação, universidades, cidades, peritos, empresas, startups e entidades da União Europeia. A nossa missão não se limita a melhorar a mobilidade sustentável; trata-se de transformar as cidades e como as pessoas se deslocam nelas, e fazemo-lo de cinco formas:
1. Fornecemos um ecossistema: ligamos as cidades aos principais decisores a nível político e regulamentar.
2. Investimos em talento: dedicamos esforços significativos para identificar e cultivar talentos.
3. Investimos na inovação: desenvolvemos projectos de inovação que geram soluções práticas e as colocam no mercado.
4. Trabalhamos perto do mercado para garantir que as ideias são traduzidas em soluções tangíveis.
5. Colaboramos com startups: trabalhamos nas fases iniciais para identificar novos modelos de negócio, ajudamos a identificar novos modelos de negócio e a crescer.
>> María Paula Caycedo, Head da EIT Urban Mobility Hub South
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mobilidade Urbana / Smart Cities”, publicado na edição de Julho (n.º 220) da Executive Digest.