Todos os Jaguares estão ‘mortos’ exceto um modelo: conheça os planos da marca britânica

A Jaguar Land Rover delineou a sua estratégia ‘Reimagine’ há mais de três anos centrada na eletrificação: o ponto mais controverso da marca britânica foi tornar-se somente elétrica até 2025. De acordo com um porta-voz da marca, em entrevista à ‘Automotive News Europe’, até ao final deste ano o ‘machado’ vai cair sobre seis modelos.

O XE, XF sedan, a carrinha XF, F-Type, E-Pace e I-Pace serão todos descontinuados. Inicialmente, a Jaguar havia dito que o SUV elétrico continuaria ao lado da nova onda de EV. No entanto, a marca mudou de ideia e revelou que o I-Pace também seria eliminado junto com os veículos a combustão.

Mas qual é o motivo da pressa? De acordo com o CEO da Jaguar, Adrian Mardell, esses seis modelos mal estão a render dinheiro à empresa, gerando “lucratividade próxima de zero” – chegou mesmo a chamá-los de “produtos de menor valor”, numa cimeira de investidores, salientando que “nenhum desses são veículos com os quais ganhamos dinheiro”.

A linha da Jaguar será simplificada para apenas um veículo. Apenas o F-Pace está por aí, mas os seus dias também estão contados, dada a estratégia totalmente elétrica que se está a desenrolar. No final de 2024 está prevista a chegada de um ‘concept car’ para dar uma sensação da era EV, com um ‘gran tourer’ que custará mais de 100 mil libras (quase 120 mil euros) – estará também em andamento um grande SUV.

A Jaguar Land Rover está a empurrar a marca Jaguar para o mercado de luxo ao escolher focar-se em carros de menor volume e maior lucro em uma tentativa de ir atrás da Bentley.

A JLR, de propriedade da Tata Motors, quer que a reformulada marca Jaguar venda menos de 50 mil carros anualmente. Todos os modelos futuros serão sustentados pela plataforma de veículos elétricos JEA de longa distância entre eixos, desenvolvida especificamente para a marca.

Ler Mais





Comentários
Loading...