EUA autorizam Ucrânia a utilizar armas americanas em todo o território russo

A Ucrânia pode usar armas fornecidas pelos Estados Unidos para atingir as forças russas que estão a atacar as tropas ucranianas em qualquer lugar além da fronteira com a Rússia e não apenas no território russo ocupado perto da região ucraniana de Kharkiv, indicou o porta-voz do Pentágono, o general Patrick Ryder, citado pela agência ‘Reuters’.

De acordo com o responsável, não houve uma mudança de política, o uso de armas pela Ucrânia não se limitou a perto de Kharkiv. “A capacidade de poder reagir quando disparado é realmente o foco desta política… à medida que vemos as forças russas a disparar através da fronteira, a capacidade da Ucrânia de responder às forças terrestres usando munições fornecidas pelos EUA”, salienta Ryder.

“É legítima defesa e por isso faz sentido que eles possam fazer isso”, acrescenta.

Os comentários de Ryder chegam na sequência das afirmações feitas pelo conselheiro de segurança nacional de Biden no início desta semana. “Não se trata de geografia. Trata-se de bom senso”, salienta Jake Sullivan. “Se a Rússia está a atacar ou está prestes a atacar a Ucrânia a partir do seu território, só faz sentido permitir que a Ucrânia se vingue contra as forças que a atacam do outro lado da fronteira.” O conselheiro acrescenta ainda que Kiev também poderia usar sistemas de defesa aérea para disparar contra aviões russos que voam no espaço aéreo russo, se estes estiverem prestes a disparar contra o espaço aéreo ucraniano.




Comentários
Loading...