Biden acusa Netanyahu de prolongar a guerra em Gaza por motivos políticos

Joe Biden acusou, esta terça-feira, Benjamin Netanyahu de estar a protelar o fim do conflito em Gaza por razões políticas, em entrevista à revista ‘Time’.

“Há todos os motivo para as pessoas tirarem essa conclusão”, refere o presidente americano, que concedeu a entrevista dias antes de detalhar uma proposta de cessar-fogo em Gaza – num período em que o primeiro-ministro israelita luta com profundas divisões políticas internas.

Biden, que tem pressionado pelo fim da guerra de quase oito meses, também referiu ser “incerto” se as forças israelitas cometeram crimes de guerra em Gaza.

Recorde-se que em maio último, o procurador do Tribunal Penal Internacional em Haia solicitou mandados de prisão para Netanyahu e o seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, bem como três líderes do Hamas, por alegados crimes de guerra.

Israel lançou uma ofensiva aérea e terrestre em Gaza em outubro passado, prometendo destruir o grupo militante islâmico palestiniano Hamas, depois de este ter atacado dentro de Israel, matando cerca de 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns.