Ucrânia garante que Rússia está a preparar grande contraofensiva para o “final de maio”

Andrei Yermak, porta-voz da presidência da Ucrânia, avançou que Vladimir Putin pode lançar uma nova contraofensiva “até final de maio ou início de junho”, apelando a que sejam fechados rapidamente os acordos para a chegada dos novos “sistemas de defesa aérea”.

“Sabemos que Putin está a preparar uma nova onda de mobilização e estimamos que poderão começar novas operações de contraofensiva russa no final de maio ou início de junho. Temos de estar preparados para isso”, referiu, em entrevista ao jornal ‘POLITICO’.

Nesse sentido, o responsável ucraniano sustentou que os ataques que a Rússia tem lançado em território ucraniano nas últimas três semanas fazem parte de um plano de preparação para uma ofensiva maior que poderá ter a cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, como foco principal dos ataques de Moscovo.

“Precisamos urgentemente de sistemas de defesa aérea adicionais porque sem eles é impossível defender as nossas cidades”, salientou Yermak, que instou os congressistas dos Estados Unidos a aprovarem o pacote e ajuda económica e militar que está bloqueado no Congresso.

“O problema para nós é o tempo. Gostaria de sublinhar que estamos agora num momento crítico. É muito importante que o pacote seja aprovado este mês”, concluiu Yermak.




Comentários
Loading...