Segurança Social já está a atribuir abono de família de forma automática. Saiba como funciona
A Segurança Social já começou a atribuir automaticamente o abono de família aos beneficiários, uma nova medida que avança logo após o registo do bebé na maternidade.
Sem que seja necessário pedido, informa o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS), a Segurança Social passou a enviar de forma proativa uma comunicação com o valor atribuído à criança.
Para ficar tudo operacional, o pai ou a mãe tem apenas de entrar com os seus dados na Segurança Social Direta, na sua área de mensagens, e confirmar a proposta de valor apresentada para o abono de família.
“A atribuição automática do Abono de Família permite eliminar barreiras e garantir a inclusão de todas as Crianças abrangidas”, destaca Ana Mendes Godinho, ministra que tutela a pasta.
A atualização dos dados pessoais e contactos na Segurança Social Direta é importante para garantir o automatismo e eficácia da medida, recorda o Governo.
A medida faz parte do programa de Transformação Digital da segurança Social, que representa um investimento de 200 milhões de euros, no âmbito do PRR.
De acordo com as contas do MTSS, cerca de 1,1 milhões de crianças e jovens recebem abono de família em Portugal. Em 2024, recorde.se os valores foram atualizados para mais 22 euros por mês e mais 33 euros por mês, no caso das famílias monoparentais.